Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > PRX seleciona projetos de ensino de programação aplicada

PRX seleciona projetos de ensino de programação aplicada

Proponentes devem manifestar interesse até 05 de maio; saiba mais no Edital nº 174/2021

• Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 17h22
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 09h49

Por meio do Edital nº 174/2021, o IFSP publica a chamada para selecionar até cinco projetos de iniciação tecnológica do IFSP. Estes projetos serão submetidos, em proposta institucional, ao Edital de chamamento público IFES 01/2021 - Apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

O edital visa apoiar o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino. Os proponentes devem manifestar interesse até 5 de maio e se atentar aos demais prazos descritos no cronograma do edital.

Recomendamos aos interessados que assistam ao webinar explicativo realizado pelo IFES, e disponível aqui. No dia 27 de abril o IFSP realizará um webinar com informações e também para tirar dúvidas dos estudantes interessados. A conferência será transmitida pelo Microsoft Teams às 10h do dia 27/04/21.

Espera-se selecionar projetos com grande potencial de estimular o interesse e a criatividade dos estudantes adolescentes quanto à iniciação tecnológica.

Esta ação é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Agência de Inovação.

Sobre os projetos

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como, por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares e kits de robótica.

Os projetos devem manifestar a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, podendo ser desclassificado caso não explique de forma clara essa utilização.

Cada projeto deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 beneficiários e cada beneficiário deverá ser atendido com pelo menos 20h de atividades. Estudantes do IFSP não serão contados como beneficiários.

O prazo para a execução dos projetos é de 12 meses.

Edital nº 174/2021

Anexo I - editável
Modelo de carta de compromisso para secretarias
Link do webinar tira dúvidas