Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Meu Campus tem: Concurso Cultural de Microcontos

Meu Campus tem: Concurso Cultural de Microcontos

Em sua quarta edição, o Concurso Cultural de Microcontos é um projeto de extensão que acontece anualmente no Câmpus Araraquara, dentro da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, realizada todo mês de outubro.

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h25
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 09h37

A ideia do concurso é aproximar a comunidade do gênero literário e estimular a competição saudável entre os participantes. Para a integrante do projeto Cíntia Santos, que é bibliotecária-documentalista no Câmpus Araraquara, o concurso possibilita a divulgação da literatura e contribui com a divulgação da Instituição e da biblioteca. A servidora também acredita que a iniciativa “desperta o gosto pela leitura”.

Em 2017, o concurso recebeu 402 inscrições, inclusive de candidatos de outros países como Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Além de Cíntia, integram o projeto os servidores Cláudia Freitas Reis e Willian Henrique Bosquete, os alunos bolsistas Daniele Fernanda Traldi e Leonardo Borim de Almeida e o aluno voluntário Douglas Modena dos Santos.

Segundo Cíntia, os alunos que fazem parte do projeto têm uma participação ativa. Eles desenvolvem peças de divulgação (cartazes, fanpage, site, e-mail) do concurso, auxiliam na elaboração do regulamento, respondem dúvidas e dão orientações aos participantes.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.
Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail