Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Sustentabilidade > Últimas notícias > Campus São Paulo sedia etapa final da Caravana das Juventudes
Início do conteúdo da página

Campus São Paulo sedia etapa final da Caravana das Juventudes

Evento celebra os 20 anos da Política Nacional de Juventude e marca mobilização nacional com ações voltadas às juventudes 

  • Publicado: Quinta, 03 de Julho de 2025, 18h56
  • Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 22h01
  • Acessos: 660

O Campus São Paulo sediou, nesta quinta-feira (3), a etapa final da Caravana das Juventudes, iniciativa que percorreu 13 estados para comemorar os 20 anos da Política Nacional de Juventude. Coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a ação contou com o apoio do IFSP em sua passagem pela capital paulista. 

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, participou do evento e agradeceu à comunidade do IFSP pela recepção. “Estamos encerrando uma jornada de caravanas pelo Brasil, aqui no estado de São Paulo, para discutir temas relacionados à juventude, como as políticas do Pé-de-Meia, do ID Jovem, do UniParaTodos, da Juventude Negra Viva, e dialogar com os jovens do nosso país sobre os desafios do tempo presente”, afirmou. 

Durante o evento, o ministro destacou um marco importante: o programa Identidade Jovem (ID Jovem), que garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no transporte interestadual, atingiu a marca de um milhão de jovens inscritos. 

Representando os movimentos sociais, Gabriela Paulus, presidente da Juventude Socialista Brasileira, reforçou a importância do protagonismo juvenil nas discussões. “Estamos aqui para somar, construir coletivamente, debater e entender as necessidades dos jovens secundaristas e universitários”, pontuou. 

Ricardo Agostinho, chefe de gabinete do IFSP, ressaltou o papel estratégico da Política Nacional de Juventude para o desenvolvimento do país. “É uma política essencial para um Brasil que precisa crescer, desenvolver-se e dar autonomia aos jovens, para que atuem no mundo do trabalho e no convívio social, contribuindo para uma nação mais justa e com perspectivas reais de futuro para a juventude”, disse. 

A etapa realizada no IFSP encerrou uma mobilização nacional que passou por todas as regiões do país. As edições anteriores da Caravana aconteceram nas seguintes cidades: Fortaleza (CE), Macapá (AP), Salvador (BA), Bacabal (MA), Curitiba (PR), Marituba (PA), Campo Grande (MS), Patos (PB), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Natal (RN), Niterói (RJ) e São Paulo (SP). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página