Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editais de Pesquisa no SUAP completam um ano de implantação
Início do conteúdo da página

Editais de Pesquisa no SUAP completam um ano de implantação

O módulo permite a submissão, seleção e acompanhamento dos projetos de pesquisa

  • Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 19h54
  • Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 19h54
  • Acessos: 8442

Lançado há cerca de um ano, o Módulo Pesquisa do SUAP que permite a gestão dos editais passou por diversas melhorias e hoje é a principal ferramenta de apoio à Pesquisa no IFSP. Por meio dele, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação consegue extrair indicadores, estatísticas e relatórios, que podem ser utilizados nas ações estratégicas previstas pela pró-reitoria. O mesmo ocorre no âmbito dos câmpus, que também gerenciam seus próprios editais e têm uma visão do andamento dos projetos de pesquisa nos seus câmpus.

Em 2021, quando os editais de Iniciação Científica e Tecnológica passaram a ser gerenciados no Módulo Pesquisa, foram aproximadamente 440 projetos executados com bolsa e aproximadamente 200 projetos voluntários. Em 2022, mesmo com alguns câmpus com editais em andamento, é possível observar que já são cerca de 500 projetos de pesquisa com fomento em andamento. Os relatórios finais e parciais, demais documentações exigidas no edital e os certificados ou declarações da equipe, ficam armazenados no SUAP e disponíveis para os envolvidos. Ao término do projeto, o Coordenador de Pesquisa e Inovação (CPI) do câmpus valida a prestação de contas e encerra o projeto.

Segundo o diretor de Pesquisa, Thiago Pedro Donadon Homem, “é possível, ainda, acompanhar as grandes áreas em que estes projetos estão sendo desenvolvidos e pensar, estrategicamente, as áreas que precisam de atenção ou que já estão consolidadas no IFSP”. O Módulo Pesquisa também resgata os dados do Currículo Lattes dos pesquisadores, gerando indicadores de produção por câmpus ou por servidor.

O gráfico abaixo exemplifica a visão da PRP com a quantidade de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica implementados nos câmpus do IFSP nos anos de 2021 e 2022 (dados extraídos em abril/2022). Na sequência, o gráfico ilustra os projetos implementados e os projetos, que de alguma forma, não foram contemplados com fomento (inativados ou não selecionados).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página