FacebookTwitterYoutube

Projeto de aluno é apresentado em escolas estaduais

Gabriel Lúcius durante apresentação do Cineclube Científico Itinerante na E.E. Áurea Moreira Rachou, em Ubatuba

O projeto de pesquisa “Cineclube Científico Itinerante”, elaborado pelo aluno bolsista de Iniciação Científica do Campus Caraguatatuba, Gabriel Lúcius dos Santos, e pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, vem sendo apresentado em escolas públicas da região do Litoral Norte de São Paulo.

O trabalho realizado é uma apresentação interdisciplinar intitulada “Cinema, Ciência e Macacos: Análise científica dos filmes ‘O Planeta dos Macacos’”, que mostra cenas de filmes e aborda discussões sobre temas científicos e históricos.

De acordo com o professor Ricardo Plaza, a ação objetiva despertar a curiosidade dos alunos de ensino médio de modo a perceber os múltiplos significados das cenas que aparecem em películas de ficção científica, como a saga “O Planeta dos Macacos” e o filme “2001 – Uma odisseia no espaço”.

Já foram feitas apresentações nas dependências do Campus Caraguatatuba, sendo a primeira durante a Semana Cultural, no Dia das Artes Visuais (16 de maio). No dia 22, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Mario Trombini, em Caraguatatuba, receberem a visita do “Cineclube Científico”, após convite realizado pela direção da escola.

Alunos participam do Cineclube Científico em escola de UbatubaDia 29 de maio, o projeto foi até a Escola Estadual Aurelina Ferreira e, no dia 11 de junho, à Escola Estadual Áurea Moreira Rachou, ambas em Ubatuba, também a convite da direção e de professores que são alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus do IFSP.

Nas apresentações realizadas, é sempre feita uma exposição geral sobre o Instituto Federal de São Paulo, os cursos superiores e técnicos oferecidos no Campus Caraguatatuba e a forma de ingresso em cada um.

Ainda de acordo com o professor Ricardo Plaza, todas as apresentações realizadas foram muito produtivas. Os alunos das escolas estaduais visitadas mostraram grande interesse tanto pelo trabalho apresentado quanto pelos cursos do Campus Caraguatatuba do IFSP.