Rede Federal completa 105 anos com selo comemorativo

A assinatura do Decreto nº 7.566/1909, que criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices destinadas à oferta do ensino profissional gratuito no Brasil, dando início à trajetória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completará 105 anos em 23 de setembro de 2014. Para celebrar, um selo comemorativo dá início a uma série de atividades.

De iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o selo propõe a unificação da comunicação visual nas instituições e deverá ser utilizado até o próximo aniversário, em setembro de 2015. Para isso, reitorias e campi receberão o manual de uso do selo informando como deverá ser feita a aplicação de seus elementos.

Dentre as demais atividades comemorativas previstas, está a realização de uma videoconferência às 17 horas de 23 de setembro, quando todas as instituições deverão estar conectadas para um momento de confraternização.

Expansão – Atualmente 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões, entre 2011 e 2013.

De 140 escolas e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede saltou para 562 unidades de ensino, um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 2014. Projetam-se mais 210 unidades a serem implantadas até 2018.