FacebookTwitterYoutube

Professor do Campus Avaré orienta pesquisadora cubana

O Campus Avaré do IFSP recebeu, entre os dias 15 e 28 de julho, a doutoranda cubana e bolsista da Capes, Yusleiby Rodrìgues Calvo.

Da esquerda para a direita: Benedito Germano Freitas Costa, Yusleiby Rodrìgues Calvo e Newton Tamassia PegoloYusleiby é aluna do Instituto de Ciência Animal (ICA), em San José de las Lajas, Mayabeque,  pertencente ao Ministerio de Educación Superior de Cuba.

O professor do Campus Avaré, Newton Tamassia Pegolo, foi co-orientador da cubana, que realizou o programa sanduíche em Melhoramento Genético Animal. A aluna também foi orientada pelo docente da Unesp de Jaboticabal, Henrique Nunes de Oliveira.

Durante sua passagem pelo IFSP, os dados de produção do rebanho de corte da raça Brahman, criados em Cuba, foram analisados utilizando os modelos desenvolvidos pelo professor Newton em seu Programa de Melhoramento Genético de Precisão. A análise gerou informações sobre a adaptação ambiental e a possibilidade de seleção específica em diferentes ambientes.

A pesquisadora cubana ministrou uma palestra sobre seu trabalho em Cuba aos alunos do curso de Agronegócios, durante a Semana de Integração no Campus Avaré.

O projeto de Yusleiby Rodrìguez esteve entre os 20 aprovados com bolsa de estudo para pesquisadores estrangeiros no Brasil em 2012.

Parcerias

O diretor geral do campus, Benedito Germano Freitas Costa, estuda a possibilidade de parcerias com o Instituto de Ciência Animal de Cuba, visando a troca de conhecimentos e intercâmbio de estudantes e professores.

A oportunidade de intercâmbio de conhecimentos visa ao desenvolvimento da Pesquisa no IFSP, especialmente nas áreas de Biologia e Agropecuária, que já contam com trabalhos apoiados pela Capes em Avaré.