Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitterYoutube

Perguntas Frequentes


O ingresso nos cursos superiores do IFSP são realizados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações sobre o número de vagas ofertadas e demais informações são publicadas em edital específico, ao final de cada semestre, na página do IFSP, na aba “Processos Seletivos” > “Cursos Superiores”

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSP, o candidato deve participar de processo seletivo com exame de classificação. Para acessar os editais entre na página principal http://www.ifsp.edu.br/ na aba “Processos Seletivos” > “Cursos Técnicos” O pré-requisito mínimo para os cursos técnicos concomitantes presenciais é ter concluído o primeiro ano e estar cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio, e para os cursos técnicos subsequentes presenciais, a conclusão do ensino médio. Para os cursos técnicos a distância, além da conclusão do ensino médio, o candidato deve ter 18 anos completos na data de inscrição.

Obs.: O pré-requisito mínimo para os cursos técnicos concomitantes presenciais para o Campus Cubatão é ter concluído o segundo ano e estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou a conclusão do ensino médio.

Considera-se apto para requerer a certificação o cidadão que tenha obtido nota maior ou igual a 500 pontos na redação e notas maiores ou iguais a 400 pontos nas edições do ENEM 2010 e 2011 e nota maior ou igual a 500 pontos na redação e notas maiores ou iguais a 450 pontos na Edição 2012 em cada uma das  áreas de conhecimento do Enem. O requerente deverá comparecer à Coordenadoria de Registros Escolares do campus indicado no ato da inscrição do Enem, no seu horário de atendimento, preencher o requerimento de Certificado de Conclusão do Ensino Médio via Enem e apresentar os seguintes documentos:

a) original e cópia do documento de identidade utilizado para inscrição no ENEM;

b) original e cópia do R.G. ou CNH com foto;

c) original e cópia do CPF;

d) original e cópia da certidão de nascimento ou casamente;

e) boletim individual com as notas do ENEM. 

 

Dirija-se pessoalmente à secretaria do campus onde estuda para formalizar a sua solicitação. 

Os cursos oferecidos estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico http://www.ifsp.edu.br/ acessando a aba “Cursos”. São ofertados cursos nas seguintes modalidades: técnico integrado, técnico concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, técnico a distância, cursos superiores em tecnologia, licenciaturas, engenharias, cursos de pós-graduação e Proeja. 

Os cursos técnicos de nível médio a distância são realizados por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), o Moodle. Os cursos a distância também possuem aulas práticas em laboratório nos polos presenciais (semanais ou quinzenais), além da aplicação de provas periódicas presenciais a serem realizadas no polo onde o aluno estiver matriculado. Os encontros presenciais ocorrem aos sábados ou domingos, de acordo com o calendário escolar. 

Dirija-se pessoalmente à secretaria do campus onde estuda para formalizar a sua solicitação. 

O ingresso no IFSP se dá por meio de concurso público. São publicados, conforme necessidade da Instituição, editais para vagas de docentes e técnico-administrativos nos diversos campi do IFSP. Para consultar os editais anteriores e vigentes, acesse o link “Processos Seletivos” em nossa página principal: http://www.ifsp.edu.br/ 

São as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo IFSP em articulação com o mundo do trabalho e com os diversos segmentos da sociedade. Incluem-se na extensão todas as ações culturais, artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas que envolvem a comunidade externa e não fazem parte das atividades regulares de ensino e pesquisa. 

A finalidade da extensão é dupla: de um lado, dar oportunidade a professores, funcionário e alunos de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade; de outro, adquirir novas experiências para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no IFSP. 

Nos seus diversos campi, o IFSP oferece anualmente cursos aberto a comunidade, promove encontros, feiras e diferentes eventos culturais e de divulgação científica e tecnológica. 

Os professores, funcionário e alunos do IFSP, assim como a comunidade externa, podem participar das diferentes ações de extensão que são desenvolvidas ao longo do ano. 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!