Na noite da última sexta-feira (15), foi inaugurado o ginásio poliesportivo Adhemar Ferreira da Silva, no Câmpus São Paulo.

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 09h52

A cerimônia foi acompanhada por centenas de estudantes, servidores e ex-alunos que aguardavam com grande expectativa a entrega desse espaço adequado para a prática de esportes. A cerimônia de abertura contou com a presença do   reitor Eduardo Antonio Modena, do pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor da Silva, do pró-reitor de   Extensão, Wilson de Andrade Matos, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Whisner Fraga   Mamede, do pró-reitor de Administração, Silmário Batista da Silva da senhora, do diretor-geral do   Câmpus São Paulo, Luis Cláudio de Matos Lima Júnior, da coordenadora de Esportes do Câmpus   São  Paulo, Solange Aparecida Alves, e da filha do homenageado, Adyel Ferreira da Silva.

Satisfeito com a conclusão da obra, o reitor agradeceu o esforço das equipes da Reitoria, da Pró-  reitoria de Administração e da Diretoria de Infraestrutura e Expansão e falou da alegria de concluir   a  obra. “Há 30 anos nós gostaríamos de ter esse ginásio”, revelou o reitor, que também é egresso   do Câmpus São Paulo. O diretor-geral do Câmpus São Paulo agradeceu pela obra, que irá beneficiar   e dar mais qualidade de vida aos estudantes e servidores da unidade.

A abertura contou com a apresentação do Coral do IFSP, que encantou o público com canções  como  “Trem das onze” e “Carinhoso”; logo após, houve a performance do grupo “Arte no bosque”  que apresentou um trecho do espetáculo “Os filhos da terra”; por fim, as animadoras de torcida  “Wolves Cheers” apresentaram coreografias e acrobacias ao som da batida forte e contagiante da  bateria Alcateia, e agitaram o público que acompanhava a cerimônia.

O ginásio do Câmpus São Paulo leva o nome do primeiro atleta brasileiro a sagrar-se bicampeão olímpico, Adhemar Ferreira da Silva. Ele também foi estudante da então Escola Técnica Federal de São Paulo (1944-1948), hoje Câmpus São Paulo. Sua filha Adyel Ferreira da Silva participou da inauguração em homenagem ao esportista, falecido em 2001, e em companhia do reitor e do diretor-geral descerrou a placa de inauguração. Emocionada, agradeceu pela oportunidade e o reconhecimento ao legado de seu pai.

A Reitoria investiu cerca de R$ 4,1 milhões na obra, que vai atender à demanda dos mais de 6.000 estudantes do Câmpus São Paulo. O ginásio possui área de 1.782 m2 e abriga uma quadra poliesportiva, arquibancadas, três vestiários, sendo um acessível, uma sala de coordenação, um depósito e uma área multiuso destinada à prática de atividades físicas; além disso, a obra foi projetada com um sistema de reuso de água da chuva e também possui um sistema de alimentação das lâmpadas de emergência a partir da energia gerada por placas fotovoltaicas dispostas na logo do Instituto Federal, aplicada na entrada do ginásio.