Transparência ao alcance de todos

Painel Orçamentário é a nova ferramenta, disponibilizada pelo IFSP, que permite acompanhar a execução orçamentária

• Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 18h27
  • Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 14h07

Reunião de trabalho entre equipes do IFSP e IFSuldeMinasO Instituto Federal de São Paulo (IFSP) dá mais um passo rumo ao aprimoramento das ferramentas de transparência pública e disponibiliza o acesso ao Painel Orçamentário. Nele, qualquer cidadão terá acesso fácil, por meio de planilhas e gráficos, aos dados gerais da execução orçamentária do IFSP.

De acordo com o pró-reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, o painel permitirá que qualquer pessoa possa acessar dados gerais da execução orçamentária do IFSP.

O Painel Orçamentário é fruto de um trabalho de benchmarking, realizado junto ao Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). O IFSP usou o modelo desenvolvido pela equipe de gestão da unidade. “É uma grande satisfação ver a realização de mais um trabalho em rede entre nossas instituições. Sou grato ao esforço e à colaboração do reitor do IFSuldeMinas, Marcelo Bregagnoli, ao pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, e à equipe da pró-reitoria de Administração, que viabilizou esse importante trabalho”, afirma o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena.

O material proporcionará mais transparência aos processos internos, além de funcionar como uma importante ferramenta para gestores otimizarem tempo e recursos, bem como permitir que a comunidade acadêmica acompanhe a evolução dos gastos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). “O usuário poderá verificar dados e fazer análises comparativas, avaliando as despesas. Além disso, o painel facilitará a realização das tarefas que antes demandavam maior dispêndio de tempo e uso de ferramentas menos intuitivas, contribuindo para a gestão eficiente do gasto público”, conta o pró-reitor de Administração.

As informações do Painel foram compiladas do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e do Sistema de Monitoramento, sendo apresentados por meio de gráficos e planilhas para facilitar o entendimento dos dados. O material reúne, em uma única ferramenta, conteúdos que se encontravam distribuídos em diferentes plataformas, de acesso restrito e nem sempre claro para o público em geral.

A ferramenta será periodicamente atualizada e ficará permanentemente exposta no portal do IFSP, no botão Painel do Orçamento , disponível na aba Administração.

O reitor ratifica o valor da iniciativa para assegurar a transparência na gestão dos recursos públicos. "Toda ação que possibilite ao público, de modo geral, uma melhor compreensão e a transparência dos dados da Instituição é de extrema validade. Sobretudo num aspecto tão importante nos dias atuais como a situação orçamentária das instituições.”

Outras ações estão planejadas, pelo setor, para serem executadas ainda nesta gestão. “Este foi um primeiro passo, agora estamos na fase de contatar cada câmpus para sanar dúvidas dos gestores de como manusear a ferramenta, mostrar as dezenas de possibilidades de observar e interpretar as informações, comparando por época, câmpus, natureza”, conta o assessor de orçamento e finanças do IFSP, José Roberto da Silva.

Segundo o pró-reitor de Administração, o Instituto possui muitos dados e ainda não utilizou toda a sua potencialidade. Para ele, o trabalho realizado pela PRA mostra os benefícios que a organização e a visualização aprimorada desse material informacional podem proporcionar. De acordo com o planejamento, a próxima etapa é o cruzamento de dados de todas as áreas, referentes ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão; esse trabalho trará maior conhecimento e amplia a possibilidade de insights para a tomada de decisões dentro do Instituto.

A elaboração do painel do IFSP contou com a colaboração dos servidores Lucas Goulart da Silva e Luiz Filipe Ribeiro Farias, ambos do IFSuldeMinas. Eles ofereceram suporte e orientação quanto ao uso da ferramenta de apresentação de dados para os servidores do IFSP Carlos Roberto Cavalcante, diretor de Orçamento e Finanças, e Sérgio Hissashi Umeda, diretor Adjunto de Contabilidade da PRA.