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IFSP quer oferecer condições de acesso a conteúdo a distância

Estudo aponta percentual de alunos sem computador e acesso à internet; IFSP avalia cessão de equipamentos

  • Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 11h39
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 09h28

Por meio da Portaria n. 2.070, de 29 de maio de 2020, que revoga a Portaria nº 1.200/2020, o IFSP mantém a suspensão parcial dos calendários acadêmicos dos cursos, autoriza a continuidade cursos já ofertados na modalidade EaD e mantém as atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão durante o período de distanciamento social provocado pela Covid-19. 

No momento atual, a comunidade do IFSP está reunida em torno das discussões das propostas e possibilidades de adequação do seu calendário acadêmico e do que será possível realizar durante o período de isolamento.

Em relação à realização de atividades não presenciais para cursos técnicos e superiores, foi realizado um estudo pela PRE a partir de dados coletadas pelos câmpus para estimar o percentual dos estudantes do IFSP que possuem acesso à internet e a equipamentos eletrônicos.

O diretor de Políticas de Acesso da Pró-reitoria de Ensino (PRE), Alexandre Aldo Neves, relata que, em relação à realização de atividades não presenciais para cursos técnicos e superiores, foi realizado um estudo pela PRE a partir de dados coletados pelos câmpus para estimar o percentual dos estudantes do IFSP que possuem acesso à internet e a equipamentos eletrônicos, como notebooks, tablets e smartphones. 

A partir dessas informações, a Pró-Reitoria de Administração está avaliando a possibilidade de aquisição ou cessão do montante necessário de equipamentos, bem como os pacotes de serviços de internet a serem contratados. “Assim, os câmpus poderão retomar a realização de algumas atividades não presenciais e EaD já existentes e regulamentadas nos projetos pedagógicos dos cursos, contanto que sejam exequíveis”, avalia Alexandre. 

Até que a questão de acesso aos estudantes seja solucionada, a PRE recomenda, por meio do Ofício n. 03/2020, que durante o período de quarentena sejam ofertados aos estudantes conteúdos e materiais que contribuam para sua saúde física e emocional. Poderão ser propostas também atividades cuja participação seja inclusiva e opcional, considerando as especificidades de cada câmpus/curso/turma. Tais medidas objetivam informar, reduzir a ansiedade, amenizar os impactos negativos deste período de quarentena, propiciando o envolvimento daqueles que têm o IFSP como referência para sua vida pessoal e social, as quais não podem ser alvo de avaliações ou serem contabilizadas como presença para os estudantes, ou seja, as atividades não são passíveis de avaliação com atribuição de notas.

Atividades a distância

A Portaria n. 2.070/2020 autoriza a retomada dos calendários acadêmicos com realização de atividades a distância para os cursos já ofertados na modalidade EaD. Atividades presenciais previstas permanecem suspensas. 

Estão autorizadas as aulas a distância para os cursos com previsão de carga horária a distância em seus projetos pedagógicos, respeitando a previsão na estrutura curricular do curso e a temporalidade de oferta dos componentes curriculares, com posterior reorganização do calendário acadêmico desses. 

Os cursos de mestrado acadêmico e profissional estão autorizados a realizar aulas a distância considerando as orientações da Capes. 

Estão vedadas as atividades avaliativas, com atribuição de notas ou médias, devendo a reorganização do calendário apontar prazo para sua realização. 

Estão vedadas as atividades avaliativas, com atribuição de notas ou médias, devendo a reorganização do calendário apontar prazo para sua realização. 

Cursos de extensão previstos para serem oferecidos integralmente na modalidade EaD serão mantidos. 

As demais atividades de Ensino, Pesquisa e extensão estão mantidas. 

Próximas ações

Visando ampliar as discussões acerca da retomada das atividades presenciais, adaptações e retomada do calendário acadêmico, a PRE vem desenvolvendo uma série de reuniões com diferentes segmentos da comunidade do IFSP. 

Alexandre Neves aponta, entre outras ações, para a elaboração de um material com considerações sobre o contexto, incluindo legislação e experiências em outras redes de ensino, apresentando projeção de um conjunto de nove cenários, com diferentes arranjos de datas e opções de reposição da carga horária, a fim de contribuir para a reflexão da comunidade quanto às possibilidades e identificação de necessidades a serem atendidas para uma retomada segura, com garantia da qualidade e inclusão. Esses cenários foram encaminhados aos câmpus, para estudo e discussão junto à comunidade local por meio dos diretores Adjuntos Educacionais (DAEs). 

As contribuições dos câmpus e das representações estudantis, bem como as sugestões no âmbito da Comparece, estão disponíveis para consulta aqui

Também foi estabelecido um canal para contribuição direta das representações estudantis, para ampliar a participação dos alunos nessa discussão. “E é nesse momento que estamos inseridos: na discussão das propostas apresentadas pela PRE e das contribuições encaminhadas pela nossa comunidade, juntamente com a Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade (Comparece)”, finaliza Alexandre. 

Para garantir a transparência e possibilitar a participação da comunidade neste processos de escolhas e planejamento, os materiais elaborados pela PRE, as contribuições dos câmpus e das representações estudantis, bem como as sugestões no âmbito da Comparece, estão disponíveis para consulta no link https://drive.ifsp.edu.br/s/6vT5SJ5ewO0WIJ1. Além disso, as próximas reuniões da Comparece e do Conselho de Ensino (Conen) passarão a ser transmitidas ao vivo.



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