Meu campus tem: Elaboração do plano cicloviário de Jacareí

Solucionar problemas de mobilidade urbana, sobretudo dos ciclistas, é o objetivo do projeto de extensão Elaboração do Plano Cicloviário do Município de Jacareí, desenvolvido pelo câmpus do IFSP no município.

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 09h14
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 09h37

Orientadas pelo professor Ronan Torres Quintão, as alunas Renata Caroline Félix e Gabriela Maria de Freitas, do segundo e terceiro semestres do curso Técnico em Administração, respectivamente, levantam informações que contribuirão para o plano cicloviário municipal da cidade.

Desenvolvendo o projeto desde abril no Câmpus Jacareí, as alunas já realizaram 12 entrevistas em profundidade com cidadãos que utilizam a bicicleta em seu cotidiano e 12 observações, totalizando 36 horas, em pontos estratégicos da malha urbana de Jacareí. Durante esse trabalho, as alunas contaram o número de bicicletas que circularam pelos pontos e identificaram o perfil dos usuários por meio do vestuário e tipo de bicicleta, entre outros pontos.

O coordenador do projeto, professor Ronan Torres Quintão, coordenador do Bacharelado em Administração do Câmpus Jacareí, explica que também foi desenhado um mapa cartográfico da cidade com a identificação dos elementos estruturadores da mobilidade urbana. “Recentemente, participamos da audiência pública realizada pela prefeitura, que discutiu especificamente sobre valores e objetivos do Plano Cicloviário de Jacareí. Todas essas informações levantadas no projeto desenvolvido no IFSP serão utilizadas na construção do Plano Cicloviário da cidade.”

Há cerca de três anos, o docente realiza uma pesquisa etnográfica sobre o comportamento do consumidor de ciclismo e vivencia os problemas enfrentados pelos ciclistas nas ruas de Jacareí. “O compartilhamento dos espaços públicos urbanos é cercado de tensões e disputa, tornando a prática do ciclismo uma atividade perigosa”, ressalta.

Ronan Quintão aponta que as alunas Renata e Gabriela estão aprendendo a coletar e analisar dados seguindo método científico e a entender sobre consumo, comportamento do consumidor, mercado e cidadania. Aprendem também “que o administrador tem um papel social, atuando além das fronteiras da própria empresa, tendo impacto na vida das pessoas da comunidade que se insere”, avalia o professor.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?” apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).
Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail .