Você está aqui: Página inicial

• Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 18h24
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 09h46
  • Acessos: 12049

O Instituto Federal de São Paulo é uma das melhores instituições de Ensino Superior do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 23 de abril.

A avaliação divulgada levou em conta o cálculo de 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. Apenas 21,64% das instituições avaliadas conquistaram conceito 4 em uma escala que vai de um a cinco.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) realizadas pela Capes, além da distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior.

Os resultados da edição de 2019 foram calculados somente em 2021 em função de uma nova coleta de dados relacionada aos programas de pós-graduação. 2.070 instituições públicas e privadas foram avaliadas nesta edição. Do universo conceituado, 40 são Institutos Federais/CEFETs. O IFSP está entre os 14 IFs que tiveram conceito 4.

A avaliação subsidia a definição de políticas públicas e os processos de auto avaliação institucional; os resultados do IGC são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção nos processos de supervisão e regulação da educação superior, na definição da matriz orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância e em programas e políticas públicas do Governo Federal.

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) promoveu uma live para divulgar os resultados do IGC 2019 que podem ser acessados aqui.