Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Curso e-TEC de português como língua adicional: confira o resultado final

Curso online é destinado a falantes de espanhol; acesse aqui o resultado final

  • Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 08h46
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 10h22
  • Acessos: 13662

O IFSP, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, lançou o Edital nº 294//2021, que trata do processo seletivo para o curso e-TEC de Português como Língua Adicional (PLA em Rede — Módulo 1), na modalidade não-presencial (online), ofertado pelo IFSP para o 2º semestre de 2021.  

O PLA em Rede é um curso online, de nível básico, destinado a falantes de espanhol, nativos ou não, interessados em aprender o português como língua adicional. Tem duração de 250 horas e é oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado Moodle.  

Poderão se inscrever pessoas interessadas em aprender português como língua adicional e que tenham domínio da língua espanhola (como língua materna ou estrangeira), independentemente de serem residentes ou não no Brasil ou de pertencer ou não à comunidade interna do IFSP, desde que tenham a idade mínima de 18 anos. 

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 28 de julho a 8 de agosto, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível aqui. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 13 de agosto. 

São ao todo 60 vagas, dividas entre três turmas ofertadas pelos câmpus Birigui, Boituva e Campinas. O curso contará com encontros online (ao vivo), realizados semanalmente e com duração de uma hora. As aulas de cada turma serão ofertadas em dias e horários distintos (confira no item 2.1 do edital).  

Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição conforme o número de vagas, que classifica, automaticamente, os primeiros inscritos que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital. O processo seletivo classificará a quantidade de candidatos correspondente ao número de vagas para cada curso estabelecidas no Item 2.1, mais o equivalente a 20% desse número de vagas para composição de lista de espera. 

O curso está dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. Ao finalizar o curso, o estudante terá acesso a conhecimentos sobre língua portuguesa — variedade brasileira, bem como seus aspectos culturais, o que poderá contribuir para seu desempenho acadêmico e profissional. O início do curso está previsto para 16 de agosto, e a conclusão deve ocorrer em 21 de dezembro. 

Documentos:

Edital nº 294//2021 - Versão em português

Edital nº 294//2021 - Versão em espanhol

Retificação do Cronograma

Lista de candidatos aprovados

Resultado final NOVO

registrado em:
Fim do conteúdo da página