Você está aqui: Página inicial

Câmpus Birigui ganha novo bloco com salas de aula e laboratórios

Inauguração dos novos espaços contou com a presença do ministro da Educação

• Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 12h32
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h07

No último sábado (28), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Tomás Dias Sant'Ana, estiveram no Câmpus Birigui ao lado do reitor, Silmário dos Santos, e do diretor-geral do câmpus, Edmar César da Silva, para a inauguração de um novo bloco com seis salas de aula, seis laboratórios, um ateliê de artes e quatro salas de coordenadoria.

A inauguração do bloco é uma demanda antiga do câmpus, que até então não tinha estrutura para atender à grande quantidade de pessoas de Birigui e região interessada em estudar no IFSP.  Segundo Edmar, agora será possível colocar em prática o ensino, a pesquisa e a extensão em um ambiente mais acolhedor e seguro, com novos espaços de aprendizagem para o ensino técnico e superior tecnológico, para as licenciaturas, para a educação de jovens e adultos e também para as engenharias.

Atualmente o câmpus tem cerca de mil alunos, quantidade muito inferior à alta procura verificada nos últimos processos seletivos. De acordo com Silmário, as salas e laboratórios recém-inaugurados vão permitir que se abram mais oportunidades para a população que deseja estudar no câmpus. Com a estrutura ampliada, agora a próxima etapa é fazer um estudo para estabelecer a quantidade de novas vagas e de novos cursos que passarão a ser ofertados.

Durante sua participação, o ministro da Educação reforçou que é preciso cuidar para que os institutos possam responder às perguntas e às demandas do entorno de cada região, sempre trabalhando em conjunto com o arranjo produtivo local. "Esse cuidado foi tomado aqui. Verificam-se quais as grandes empresas da região e simplesmente se foca nesse tipo de preparação e capacitação."

Vale ressaltar que o novo bloco é só o primeiro passo para atender a toda a demanda de alunos que o câmpus tem. Para solucionar essa questão, o ministro se comprometeu, em sua visita, a readequar as salas atuais e construir outras novas salas para que assim o câmpus possa atender satisfatoriamente Birigui e toda a região.