Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

PRE e PRX orientam câmpus sobre reformulações dos cursos

Ação contou com reuniões presenciais nos 37 câmpus do Instituto 

  • Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 18h35
  • Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 18h45
  • Acessos: 8540

A Pró-Reitoria de Ensino do IFSP (PRE), em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Extensão (PRX), promoveu, entre os dias 18 de outubro e 17 de novembro, uma importante ação de diálogo envolvendo orientações sobre o processo de reformulação de todos os cursos da Educação Básica e de Graduação do IFSP.   

Reunião realizada no Câmpus Votuporanga

 

A ação contou com reuniões presenciais em cada um dos 37 câmpus do Instituto, envolvendo os diretores educacionais e os coordenadores de curso, de registro acadêmico, do sociopedagógico, da Extensão e da Pesquisa. As reuniões foram conduzidas por equipes da PRE e PRX, representadas pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, pelo diretor de Educação Básica, Diego Salim, pelo diretor de Graduação, Tarcísio Leão, e pelo diretor de Desenvolvimento Extensionista, Luiz Felipe Martins. Os principais aspectos desse processo de reformulação foram debatidos durante os encontros.   

O pró-reitor de Ensino destacou a importância do contato com os câmpus para orientações e diálogo com a comunidade nesta etapa inicial do cronograma de reformulações. “O processo de construção dos Currículos de Referência (CR) foi a maior ação de Ensino do IFSP e uma grande conquista para a comunidade acadêmica. A incorporação dos conhecimentos essenciais dos CR nas reformulações dos cursos é o grande legado para todo o IFSP, especialmente neste momento”, afirmou Procópio. 

Os encontros abordaram aspectos teóricos e práticos das reformulações, estabelecendo entendimentos sobre temas sensíveis da identidade institucional do IFSP e do compromisso do Instituto com a sociedade. “A PRE acompanhará de perto os processos de reformulação, dos quais esse encontro foi só o primeiro. Em todas as janelas de tramitação das reformulações, nós voltaremos para dialogar com o curso e aprimorar a construção dos projetos pedagógicos”, complementou o pró-reitor de Ensino.  

 

Apresentação realizada no Câmpus Boituva

 

Durante os encontros, a PRX apresentou e detalhou oportunidades para o desenvolvimento da curricularização da Extensão nos cursos superiores de graduação do IFSP. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Extensionista, há o objetivo de orientar e facilitar a incorporação dessas ações neste momento de reformulação dos cursos de Graduação. "É uma excelente oportunidade para todos", destacou Martins.  

Resolução Normativa IFSP n.º 05/2021, de 05 de Outubro de 2021, publicada em 22 de outubro, estabeleceu as diretrizes para a curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSP e determinou que a curricularização da Extensão deve ser garantida em todos os PPC de graduação do IFSP até dezembro de 2022. 

De acordo com o Ofício n.º 59/2021 - PRO-ENS/RET/IFSP, por meio do qual a PRE divulgou o calendário para que os câmpus possam reformular seus cursos, tanto os da educação básica quanto os da graduação, todos os currículos devem ser reformulados até outubro de 2022. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página