Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Reitor e ministro lançam pedra fundamental de novo câmpus

A unidade será construída em Miracatu; MEC vai investir R$ 10 milhões 

  • Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 19h25
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 13h33
  • Acessos: 12796

 O IFSP irá ganhar o seu 38º câmpus. O descerramento da placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental do Câmpus Miracatu aconteceu em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (27) na Câmara dos Vereadores da cidade. 

A comunidade local lotou o auditório da Câmara para acompanhar o evento que contou com a participação do prefeito do município, Vinícius Brandão, do Ministro da Educação, Victor Godoy, e do reitor do IFSP, Silmário dos Santos. 

Em sua primeira viagem como ministro, Godoy anunciou o investimento de R$ 10 milhões no novo câmpus, que será construído durante os próximos dois anos em um terreno cedido pela prefeitura. Segundo ele, o câmpus significa oportunidade de acesso ao ensino técnico profissionalizante e, consequentemente, possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, tudo isso em uma região com muita demanda de mão de obra. 

Miracatu está localizada no Vale do Ribeira. Com 20 mil habitantes, possui um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do estado. Durante a cerimônia desta manhã, Silmário ressaltou que a chegada do câmpus ajudará a construir na cidade uma história de transformação de vidas. O reitor ainda lembrou que o Instituto não vai atender somente as 20 mil pessoas que vivem no local, mas também as 120 mil que moram em cidades do entorno. 

Presente no evento, a estudante do 2º ano do ensino médio Carolina Delgado acredita que o câmpus traz consigo a perspectiva de um ensino de qualidade e de inserção no mercado de trabalho. Ela conta que atualmente aqueles que querem fazer cursos técnicos e superiores vão estudar em Registro, cidade que está localizada a quase 50 km de Miracatu. A estudante ainda ressalta que o transporte até Registro acaba saindo caro, e que um câmpus na cidade poderá atender a muitos jovens que não têm condições de pagar por esse deslocamento.  

A obra do local onde será o câmpus deve durar dois anos, mas a partir do 2º semestre de 2022 o IFSP já começará a oferecer alguns cursos livres na cidade. As aulas vão acontecer em um prédio cedido provisoriamente também pela prefeitura. Há ainda a expectativa de que a partir de 2023 comecem a ser ofertados alguns cursos técnicos e superiores no município.  

Prefeito de Miracatu, Vinícius foi um dos mais empenhados em levar o Câmpus do IFSP para a cidade. Ele acredita que a chegada do Instituto marca uma nova história do município. “Alunos vão ter a oportunidade que muitos não tiveram, de estudar no município. Também é uma oportunidade de trazer melhores condições de vida ”, diz. 

Além das autoridades já citadas, participaram do evento o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Tomás Dias Sant'Ana, o presidente da Câmara dos Vereadores, Pablo Pereira, e o assessor especial da presidência, Mozart Aragão, na ocasião representando o presidente Jair Bolsonaro. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página