IFSP aplica primeira prova de português para naturalização brasileira
Câmpus que tiverem interesse em aplicar avaliação poderão se manifestar por meio de edital
Por meio de um acordo de cooperação entre o IFSP e o IFRS, o Câmpus Sorocaba aplicou no último sábado (23) a avaliação presencial de língua portuguesa para a primeira turma de estrangeiros, imigrantes e refugiados, como parte do processo de naturalização brasileira.
A prova presencial atende a Portaria n.º 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade a distância.
Das dez pessoas inscritas no processo, todas realizaram a avaliação e foram aprovadas.
A aplicação piloto aconteceu no Câmpus Sorocaba do IFSP e contou com a participação institucional de Gabriel Silioni (coordenador de Extensão do câmpus), Rocio Yujra (primeira servidora imigrante do IFSP), Ana Verônica Collyer (secretária-executiva da Diretoria de Relações Internacionais) e Luciana Harumi (da Diretoria de Extensão Tecnológica e de Qualificação Profissional da Pró-reitoria de Extensão).
Mais ações
No dia 26 de julho o IFSP publicou edital de adesão para que os câmpus do IFSP possam manifestar interesse em aplicar as avaliações. Confira as regras no Edital IFSP DRI/PRX nº 476/2022 – Inscrições de câmpus do IFSP para aplicação de avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros(as), imigrantes e refugiados(as)
Redes Sociais