Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP encerra 2022 com nota máxima em 21 graduações

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) analisa as condições de ensino oferecidas aos estudantes

  • Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 18h54
  • Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 15h49
  • Acessos: 23468

O IFSP encerra 2022 com 21 cursos de graduação reconhecidos com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Numa escala que vai de 1 a 5, os outros 12 cursos avaliados obtiveram o conceito 4, alcançando também a excelência.

O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. E o que significa então receber a nota máxima? Significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.

Em relação à organização didático-pedagógica, os indicadores, considerados para a avaliação são inúmeros, vão desde uma análise de como as políticas institucionais estão sendo aplicadas nos cursos, passando pela verificação da estrutura curricular, até a avaliação do perfil do egresso e das ações de apoio aos estudantes.

Para o pró-reitor de Ensino do IFSP, Carlos Procópio, as notas altas recebidas pelos cursos são uma demonstração de como a Instituição vem trabalhando em sintonia. O conceito de excelência é uma confirmação de que as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estão sendo implantadas no âmbito dos cursos, voltadas para a promoção das oportunidades de aprendizagem alinhada ao perfil do egresso, com adoção de práticas comprovadamente inovadoras.

Outro ponto importante a ser destacado é o reconhecimento de que a Instituição tem apoiado os alunos por meio de ações de acolhimento, permanência e acessibilidade, assim como tem proporcionado suporte psicopedagógico e oportunidade de participação em centros acadêmicos e em intercâmbios nacionais e internacionais.

Quanto ao corpo docente, as notas máximas recebidas pelo curso resultam, entre outras coisas, de um quadro de professores altamente capacitado. Atualmente o IFSP conta com 2.625 docentes, sendo 1.140 deles mestres e 1.297 doutores. São profissionais com experiência na educação básica, na docência superior e também no mercado de trabalho: aptos, portanto, a apresentar exemplos práticos de aplicação da teoria ministrada em diferentes grades curriculares.

Elvis Vinicius Palazzi, aluno da primeira turma do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista, destaca a atuação dos docentes, que além de possuírem alto grau de titulação, somam a experiência no mercado de trabalho. “Há vários professores com vivência na indústria que conseguem nos passar esse conhecimento”, avalia o estudante. Ele ingressou na Instituição em 2011 no curso Técnico em Mecatrônica, em seguida emendou o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, e voltou ao câmpus em 2017 para cursar Engenharia de Controle e Automação, que conclui neste semestre.

Produção científica e infraestrutura

Os professores do IFSP são também profissionais com larga produção científica, cultural, artística ou tecnológica. Relatório publicado pela Fapesp em 2020 registrou um aumento de 46 vezes nas publicações científicas do Instituto entre 2009 e 2019. O crescimento significativo nas publicações mostra o grande potencial do IFSP no que diz respeito a esse eixo. Atualmente a Instituição tem diversas ações para incentivar a pesquisa no IFSP. Saiba aqui um pouco mais

No quesito infraestrutura, salas de aulas confortáveis, laboratórios bem estruturados e garantia de acesso dos alunos a equipamentos de informática garantem aos cursos o conceito máximo.

O reitor do IFSP, Silmário dos Santos, aponta que, além do investimento em infraestrutura e da qualificação do corpo docente, é importante destacar o trabalho das coordenadoras e dos coordenadores de curso, dos núcleos docentes estruturantes e de todos os servidores comprometidos com uma educação pública de qualidade. Ele ressalta que dada a abrangência da avaliação do MEC, cada aspecto das unidades e dos cursos contribui para este resultado: laboratórios, bibliotecas, acessibilidade, atendimento ao aluno, programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Assim, todos e todas estão de parabéns, incluindo nossos estudantes, igualmente responsáveis pelos ótimos resultados.”

Avaliação da educação superior 

A diretora de Avaliação Externa do IFSP, Cláudia Roses, explica que as avaliações de reconhecimento acontecem antes da integralização do curso e da primeira turma formada, mas, por conta da pandemia, esses processos avaliativos estavam suspensos pelo MEC e foram retomados este ano. Isso significa, segundo ela, que alguns cursos abertos a partir de 2017 foram avaliados só agora, com a primeira turma já tendo concluído a graduação. Vale lembrar que periodicamente também são realizadas avaliações de renovação de reconhecimento dos cursos.

Em 2022, a Instituição recebeu a visita das comissões avaliadoras para 33 processos de reconhecimento de curso e para o recredenciamento da EaD. Para Cláudia, os resultados das avaliações comprovam a excelência e a qualidade da educação oferecida pelo IFSP. Ela frisa que esses resultados são consequências de um esforço conjunto de servidores administrativos, docentes e alunos, e faz questão de parabenizar especialmente os coordenadores dos cursos avaliados e suas equipes de trabalho. Em 2023, pelo menos outros 20 cursos de graduação do IFSP devem passar por avaliação do MEC.

A avaliação dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino brasileiras é um dos papéis do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes atua em três eixos: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (Enade). 

Os processos avaliativos levam em consideração aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis à sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições. 

Confira na tabela abaixo os cursos avaliados e as notas obtidas por cada um deles:  

CÂMPUS CURSO NOTA
Araraquara Engenharia Mecânica 5
Avaré Letras Português/Espanhol 4
Avaré Gastronomia 4
Avaré Engenharia de Biossistemas 4
Barretos Agronomia 5
Birigui Engenharia de Computação 5
Boituva Pedagogia 5
Bragança Paulista Engenharia Controle e Automação 5
Campinas Eletrônica Industrial 4
Campos do Jordão Pedagogia 5
Caraguatatuba Física 4
Caraguatatuba Engenharia Civil 5
Cubatão Letras Português 5
Cubatão Engenharia Controle e Automação 5
Cubatão Turismo (Bacharelado) 5
Hortolândia Matemática 4
Itapetininga Engenharia Mecânica 5
Itaquaquecetuba Matemática 5
Jacareí Pedagogia 5
Matão Engenharia de Alimentos 4
Piracicaba Engenharia Elétrica 4
Pirituba Letras Português/Inglês 5
Pirituba Gestão Pública 4
Presidente Epitácio Pedagogia 5
Presidente Epitácio Ciência da Computação 5
Presidente Epitácio Engenharia Elétrica 5
Registro Engenharia de Produção 4
São João da Boa Vista Ciências Naturais – Química 4
São João da Boa Vista Ciências Naturais – Física 4
São José dos Campos Engenharia Mecânica 5
Sertãozinho Engenharia Elétrica 5
Sorocaba Gestão de Recursos Humanos 5
Votuporanga Engenharia Elétrica 5
EaD Recredenciamento cursos 4

Leia também:

Engenharia da Computação de Birigui é nota máxima no MEC

Engenharia Elétrica de Sertãozinho recebe nota 5 na avaliação do MEC

Engenharia Mecânica do Câmpus Araraquara é nota máxima na avaliação do MEC

Engenharia Mecânica em São José dos Campos é nota 5 no MEC

Matemática do Câmpus Itaquaquecetuba é avaliado com nota máxima pelo MEC

Curso de Pedagogia do IFSP em Campos do Jordão recebe nota máxima na avaliação do MEC

Engenharia do Câmpus Bragança do IFSP é avaliado com nota máxima pelo MEC

Cursos de graduação do Câmpus Presidente Epitácio do IFSP recebem nota máxima pelo MEC

Curso de Letras do Câmpus Pirituba é avaliado com nota máxima pelo MEC

Engenharia Elétrica do Câmpus Votuporanga é avaliada com conceito máximo

Curso de Agronomia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Curso de Pedagogia do Câmpus Jacareí é avaliado com nota máxima pelo MEC

Engenharia Mecânica do Câmpus Itapetininga é avaliada com nota máxima

Pedagogia do Câmpus Boituva é nota máxima na avaliação do MEC

 

 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página