Servidores participam de curso para criação de Programa de Economia Solidária

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 13h33
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 09h01

Em uma ação pioneira no IFSP, a Pró-reitoria de Extensão (PRX) firmou um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de realizar um processo de formação junto a servidores dos diversos câmpus do Instituto Federal.

A capacitação visa à constituição de um Programa de Extensão em Economia Solidária a ser concebido pela Instituição em conjunto com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP e a regulamentar a criação de núcleos de estudos em economia solidária.

O interesse em fomentar incubadoras de cooperativas, ou seja, projetos que viabilizem o envolvimento efetivo da comunidade interna com a externa, possibilitando desenvolvimento social e comunitário, bem como a formação dos estudantes para o mundo do trabalho, nasceu da prioridade da PRX em promover ações que envolvam a comunidade interna e externa ao IFSP.

Para que a proposta se efetivasse, a equipe da PRX realizou um levantamento de dados sobre as especificidades de uma ITCP e, em seguida, buscou instituições com ITCPs consolidadas. O IFSP ampliou o debate acerca da Economia Solidária, contextualizada com a perspectiva de formação profissional, por meio do I Seminário do Mundo do Trabalho, realizado em abril de 2015. Outras duas edições do evento foram realizadas em abril de 2016 e de 2017.

A fim de organizar a participação dos servidores nesta ação, foram consultados todos os câmpus da Instituição por meio de um questionário. Depois de compilado e divulgado o resultado da pesquisa de interesse, foram feitas reuniões para a apresentação e adequação do projeto de formação junto ao ITCP-USP.

O curso teve início no dia 26 de setembro com total de 70 horas aulas presenciais divididas em nove encontros realizados na Cidade Universitária. No total, 30 servidores dos câmpus Araraquara, Barretos, Birigui, Campos do Jordão, Catanduva, Jundiaí, Matão e Registro do IFSP participaram do curso, que possui quatro eixos principais: trabalho e economia solidária, economia solidária e autogestão, extensão universitária & incubadoras, e construção coletiva do programa de extensão do IFSP.

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro serão realizadas as atividades do último eixo, que culminará no Programa de Extensão em Economia Solidária e na minuta de regimento para a organização de Núcleos de Estudos em Economia Solidária.

Após a efetivação do regimento dos núcleos, cada câmpus poderá organizar uma equipe para desenvolver formações com a temática da economia solidária, autogestão e afins, tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa ao IFSP.