Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Meu Câmpus tem: Laboratório de Controle Aplicado (LCA)  

O Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Câmpus São Paulo é um espaço que possibilita a pesquisa coordenada nas áreas de Controle Aplicado e temas relacionados à modelagem de sistemas, análise e processamento de sinais, inteligência artificial e robótica.

  • Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 10h24

Criado pelos professores Alexandre Brincalepe Campo (coordenador), Alexandre Simião Caporali, Eduardo Alves da Costa e Ricardo Pires, o LCA já conta com cinco depósitos de patentes em cerca de um ano e meio desde a sua inauguração, ocorrida em maio de 2016. A equipe de pesquisadores é composta por alunos de graduação e pós-graduação, além dos professores.

O laboratório é fundamental para a realização de pesquisas aplicadas que possibilitam aos alunos a publicação de artigos, patentes e trabalhos em parceria com outras instituições públicas (a exemplo do CNPq) ou privadas (financiamento externo), as quais resultam em inovações e benefícios para a sociedade.

De acordo com o professor Alexandre Brincalepe, coordenador do LCA, professores de outras universidades também são parceiros em trabalhos produzidos no laboratório. Boa parte das patentes vieram de projetos desenvolvidos em conjunto com o professor Dr. Ulysses Fernandes Ervilha, da USP. Também foram desenvolvidos projetos nas áreas de processamento de imagens com a Unifesp e com a Faculdade de Medicina da USP. Além disso, houve o trabalho num equipamento para o Laboratório do Sono do InCor, e foram feitos alguns projetos com o setor de estudos sobre Epilepsia do Instituto de Psiquiatria da USP.

Recentemente, a equipe do LCA publicou um trabalho na maior conferência internacional da área de Aeronáutica e espaço, nos EUA. Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O artigo pode ser acessado aqui.

Além de projetos de pesquisa e inovação, o Laboratório de Controle Aplicado também possibilita a realização de atividades de extensão, como o Projeto Robótica e Ação, em que alunos de ensino médio são apresentados a técnicas de projeto de robôs. A equipe do LCA foi a campeã do primeiro Torneio de Robótica do IFSP na modalidade busca e resgate.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.
Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail

registrado em:
Fim do conteúdo da página