Meu câmpus tem curso de panificação caseira no laboratório de Gastronomia

Oferecido pelo Câmpus Campos do Jordão, o projeto de extensão “Pão LAB – Laboratório de Gastronomia: a ciência e a tecnologia na arte da panificação caseira” contemplou 48 pessoas em 2017.

• Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 15h30

Kleber de Oliveira da Silva, professor dos cursos técnicos em Hospedagem e em Eventos no câmpus e coordenador do projeto Pão LAB, explica que o objetivo da ação é desenvolver atividades teóricas e práticas que possibilitem a troca de saberes científicos e populares sobre a produção de pães entre estudantes do câmpus e a comunidade em geral.

Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas, testes de receitas em um laboratório gastronômico e produção de material didático. Esses estudos subsidiaram as oficinas ofertadas à comunidade local, sobretudo da Vila Sodipe, um dos bairros mais carentes do município. “Fizemos uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desse bairro e eles nos disponibilizaram sua cozinha. Durante o período de fermentação dos pães, a psicóloga do centro Márcia Aparecida de Oliveira realizava dinâmicas de grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo familiares e comunitários do CRAS Nossa Senhora de Fátima.”

O docente contou com o apoio dos bolsistas Juliane Pereira, aluna de Licenciatura em Pedagogia, e José Rodrigues, aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que aprenderam muito nos últimos meses. “Eles desenvolveram um amplo e profundo conhecimento sobre a panificação, compartilharam o conhecimento com a comunidade e ouviram os comentários, sugestões e opiniões da comunidade que já produz pães”, analisa Kleber.

O projeto foi criado para atender aos pedidos da própria comunidade interna e externa ao IFSP, uma vez que a gastronomia é uma das principais atividades econômicas de Campos do Jordão. Professor Kleber informa que, desde 2016, o câmpus vem se destacando com a oferta de cursos nessa área.

A ideia do professor é que o projeto se torne permanente e cresça, de modo que passe a oferecer mais cursos gastronômicos e continue abrangendo, além da extensão, a pesquisa, por meio de experimentações e divulgação científica, e o ensino, através dos cursos de formação.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.
Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail