Você está aqui: Página inicial

Meu câmpus tem: Projeto SoMa

O Câmpus Cubatão do IFSP realiza, desde 2016, o Projeto SoMa: Sociedade e Matemática, que tem por objetivo popularizar positivamente a Matemática na Baixada Santista, aumentando, assim, o interesse pela disciplina entre os estudantes.

• Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 12h31

Cláudia Cristina Soares de Carvalho, coordenadora do projeto, explica que a divulgação da Matemática é realizada por meio de pequenos eventos e oficinas que ofereçam atividades lúdicas e criativas para estudantes e professores da educação básica da região. As atividades também são realizadas junto a estudantes do ensino médio para que conheçam o curso de Licenciatura em Matemática oferecido pelo IFSP.

Os benefícios do projeto se estendem também à comunidade interna da Instituição. A ação contribui para a formação continuada de professores da educação básica, por meio da oferta de minicursos que abordem metodologias diferenciadas para o ensino de matemática, e para a formação do estudante do ensino superior, por meio da oferta de minicursos temáticos que revisem conceitos de matemática básica.Andréa Gomes Martins Marques, aluna do quinto semestre do curso de Licenciatura em Matemática, é bolsista desde o início da ação. Diversos outros licenciandos aprendem com as oficinas e atividades promovidas pelo projeto, divulgadas por meio de um boletim semestral.

Cláudia Carvalho revela que o projeto surgiu junto ao início da oferta da Licenciatura em Matemática no Câmpus Cubatão (2016) devido ao triste cenário vivido pelo ensino da disciplina em todo o País: a Licenciatura em Matemática é um curso pouco procurado e com grande evasão. Isso se deve, entre outros motivos, ao atual desprestígio da carreira docente e à baixa popularidade da área de Matemática. Assim, o projeto desenvolve ações “instigando e fortalecendo o interesse de adolescentes e jovens pela área, o que também contribuiria para a superação da baixa procura pelo curso a longo prazo”, explica. O resultado das oficinas tem sido positivo. Segundo a docente, os participantes relataram o uso de ideias construídas nas oficinas em suas vidas acadêmicas.

Por fim, a coordenadora do projeto, e também do curso de Licenciatura em Matemática, aponta que o interesse pela Matemática pode surgir de várias maneiras. “Com pequenas ações do professor no dia a dia em sala de aula, com os estudantes observando seus pais e colegas tendo uma relação positiva com o conhecimento matemático, com eventos de popularização dessa ciência, com políticas públicas de valorização da Matemática e da educação no país, entre outras.”

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail