Estudantes representantes de conselhos do IFSP se reúnem no Conept

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 11h00
  • Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 11h04

O IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (Conept) promove nesta terça-feira, 18 de setembro, o Encontro dos Estudantes Representantes dos Conselhos Institucionais do IFSP. A programação se estende até o período da tarde no Câmpus Araraquara.

De acordo com a assistente social da Pró-reitoria de Ensino Aline Paes, a representação estudantil nos diversos conselhos, núcleos e comissões institucionais se constitui como um importante espaço de diálogo e protagonismo dos estudantes. “No IFSP, mais do que um espaço para vez e voz, a articulação dos estudantes com a instâncias de gestão, representadas nos diversos conselhos, se configura como uma oportunidade de melhoria das ações e políticas que impactam diretamente em sua rotina acadêmica”, avalia.

O encontro recebe estudantes atuantes nos seguintes grupos de discussões institucionais: Conselho Superior (Consup), Conselho de Ensino (Conen), Conselho de Extensão (Conex), Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Conpip), Conselho de Inovação Tecnológica (CIT), Conselho de Câmpus (Concam), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Aline acredita que essa “será uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do protagonismo estudantil, a articulação com as instâncias administrativas e, ainda, aprofundar o conhecimento das políticas institucionais que visam à permanência e ao êxito de nossos estudantes”.

Conept

O encontro dos estudantes, que segue até às 16h (confira a programação abaixo), é parte da programação do Conept, evento científico e tecnológico com natureza multidisciplinar que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna do IFSP e externa.

Realizado desde 2015, o evento promove a difusão da produção científica e tecnológica por meio de comunicações orais e pôsteres de trabalhos, cujos respectivos resumos expandidos são publicados nos anais do evento.

Na sua quarta edição, o Conept recebeu 250 trabalhos acadêmicos, dos quais 160 foram aprovados para apresentação e publicação. O evento recebe uma média de 500 visitantes a cada dia de realização.

A programação principal, realizada no auditório do câmpus, será aberta ao público em geral. Serão palestras e mesas-redondas que abordam a natureza, as perspectivas e os desafios do IFSP, bem como a questão do ensino médio e do ensino superior.

Veja a programação completa do IV Conept em http://conept.ifsp.edu.br/.

Programação Encontro dos Estudantes