III Desafio de Inovação: inscrições prorrogadas até 29 de setembro

Desafio será disputado em equipes compostas por 3 integrantes. Serão oferecidos R$ 10 mil em premiações para as três equipes melhor classificadas.

• Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 15h00

As inscrições de projetos para o 3º Desafio de Inovação - Inova IFSP e Sem Parar foram prorrogadas até o dia 29 de setembro. Também foi alterada a data da apresentação dos 10 melhores projetos submetidos para o dia 25 de outubro, no Campus São Paulo. As demais informações do edital continuam sem alterações. As equipes interessadas podem aproveitar a prorrogação para melhorar suas propostas antes da submissão final.

O edital de prorrogação e os demais documentos e informações do 3º Desafio de Inovação podem ser encontrados na página: https://inova.ifsp.edu.br/index.php/editais/153-desafio-de-inovacao-2019-edital-497-2019. Na mesma página ainda pode ser encontrada apresentação da INOVA sobre Ideação de projetos, para auxiliar os alunos na elaboração da proposta.

O Desafio é uma iniciativa que tem por objetivo apresentar problemas do mundo real para que equipes de estudantes do IFSP apresentem soluções. O Desafio receberá propostas para três categorias:

1. A) Tecnologias Mágicas: Quais tecnologias diferentes da tag antena o Sem Parar pode aplicar para identificação e pagamento quando se está em movimento? A equipe deve desenhar uma solução específica (e não várias) detalhando a(s) tecnologia(s) envolvida(s). Nesta categoria, é recomendado realizar uma busca de anterioridade em bases de patente.
  2. B) Mobilidade Interurbana: Quais problemas de mobilidade urbana podem se beneficiar das soluções de pagamento e identificação como as oferecidas pelo Sem Parar? A equipe deve ser específica na caracterização de um problema existente de mobilidade (embasando com números e referências bibliográficas), bem como na proposta da solução a ser oferecida pela Sem Parar. Caso a solução proposta envolva tecnologia passível de patenteamento, é recomendada a busca de anterioridade em bases de patente.
  3. C) Serviços Digitais Centrados no Usuário: Como o Sem Parar pode ser usado como meio de pagamento e identificação no Futuro? Nesta categoria, preferencialmente deve ser descrito um novo uso/mercado para o Sem Parar, caracterizando claramente o público-alvo, bem como a tecnologia que será envolvida. Caso a solução proposta envolva tecnologia passível de patenteamento, é recomendada a busca de anterioridade em bases de patente.

As equipes podem ser compostas por até 3 integrantes. Podem participar alunos do IFSP regularmente matriculados no segundo semestre de 2019 ou alunos do IFSP que concluíram os estudos em 2018 e 2019. Serão oferecidos R$ 10 mil em premiações para as três equipes melhor classificadas.

Esta edição do Desafio de Inovação conta com apoio da empresa Sem Parar, que concederá os recursos para o pagamento das premiações das equipes. A Sem Parar manifestou interesse por meio de adesão ao Edital nº 304/2019.

Todas as informações sobre o 3º Desafio de Inovação estão disponíveis na página da Inova: https://inova.ifsp.edu.br/index.php/editais/153-desafio-de-inovacao-2019-edital-497-2019

registrado em: