Política de Comunicação
O IFSP lançou, no dia 8 de setembro, a consulta pública para a coleta de sugestões referentes ao texto da nova Política de Comunicação do Instituto. Toda a comunidade pode enviar suas contribuições por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
Acesse aqui a minuta da Política de Comunicação do IFSP.
Em 15 de fevereiro de 2022, o IFSP iniciou oficialmente o processo de revisão, aprimoramento e atualização da sua Política de Comunicação. O documento atual consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023, páginas de 320 a 348).
A Política de Comunicação é o conjunto de diretrizes, estratégias e produtos de comunicação que têm como objetivo orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento do Instituto com os seus diversos públicos de interesse ou estratégicos.
Entre os objetivos da Política de Comunicação estão o de definir posturas, ações, estratégias e produtos que vão balizar, de maneira uniforme, o relacionamento do IFSP com seus públicos interno e externo, contribuindo para favorecer a obtenção da excelência e garantir a agilidade dos processos de comunicação do Instituto. Outra finalidade prevista para o documento é a de criar ou redefinir canais de interação entre o Instituto e os públicos estratégicos, além de permitir, a partir de diagnósticos, construção de cenários, pesquisas e auditorias, que o Instituto disponha de dados e informações qualificadas para planejar efetivamente a comunicação.
A construção da Política de Comunicação do IFSP contou com a consultoria do professor Wilson da Costa Bueno. Uma das maiores referências do país nessa área, Bueno já orientou a criação das políticas de Comunicação de diversas instituições, incluindo institutos federais como o IF Goiano, o IFSC, o IFRS e o Ifes. E, por meio da Portaria nº. 3688/IFSP, (alterada pela Portaria IFSP nº. 5278/2022) foram designados os servidores que serão responsáveis pelo processo. Entre eles há profissionais da comunicação e de outros setores, dos câmpus e da reitoria. Vale ressaltar que a construção coletiva de uma nova política de comunicação é um anseio da comunidade do IFSP e que a maior parte dos servidores que compõem essa comissão vinham se reunindo desde março de 2021 para discutir a necessidade de um documento que contasse com maior engajamento e participação de todos.
O trabalho da comissão prevê oito etapas distribuídas ao longo do ano:
1ª Etapa
Data: 15 de fevereiro
Manhã: 10 horas - Reunião com a Comissão de Comunicação
Tarde: 14:30 horas - A presentação da Política de Comunicação para os gestores e demais públicos internos do Instituto
2ª Etapa
Dia 8 de março (realizada)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: Definição dos públicos estratégicos do IFSP
Tarde: 14:30 horas - Debate do tema: A comunicação com os públicos estratégicos do IFSP
Dia 15 de março (realizada)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: Os canais de relacionamento com os públicos estratégicos do IFSP
Tarde: 14: 30 horas - Debate do tema: As estratégias de relacionamento com a mídia
3ª Etapa
12 de abril (realizada)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: A realização e promoção de eventos institucionais
Tarde: 14: 30 horas - Debate do tema: As estratégias de comunicação para as campanhas de ingresso no IFSP.
4ª Etapa
18 de maio (confirmada)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: A comunicação do IFSP nas mídias sociais.
Tarde: 14: 30 horas - Debate do tema: A gestão da comunicação em situações de crise
5ª Etapa
22 de junho (previsão)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: Comunicação e extensão
Tarde: 14: 30 horas - Debate do tema: A divulgação da pesquisa do IFSP
6ª Etapa
12 de julho (previsão)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: A identidade visual e a gestão da marca do IFSP
Tarde: 14: 30 horas - Debate do tema: A gestão da comunicação no IFSP e a capacitação dos comunicadores (adiada para 10 de agosto)
7ª Etapa
10 de agosto (previsão)
Manhã: 10 horas - Debate do tema: A gestão da comunicação no IFSP e a capacitação dos comunicadores
Tarde: 14:30 horas - Apresentação e debate do Roteiro da Política de Comunicação do IFSP e do Plano para implementação da Política de Comunicação e internalização da Política junto aos públicos internos
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