Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Edital 156/2020 - Costura > Últimas notícias > IFSP cria minuta para retomada de atividades acadêmicas presenciais
Início do conteúdo da página

IFSP cria minuta para retomada de atividades acadêmicas presenciais

Todos os segmentos do IFSP serão ouvidos antes da publicação do documento 

  • Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 12h08
  • Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 12h54
  • Acessos: 20934

O IFSP, a partir da iniciativa de sua Pró-reitoria de Ensino, divulga nesta quinta, 22 de julho, uma minuta para estabelecer orientações gerais quando da possibilidade da retomada das atividades acadêmicas de forma presencial. 

A proposta visa dar suporte paraque a gestão de cada câmpus possa organizar as atividades de ensino em diálogo com sua comissão local, grupo de trabalho ou equivalente voltado para o planejamento de atividades durante a pandemia de Covid-19, bem como com a comunidade acadêmica.  

A minuta passará pelo Fórum de Ensino, que reúne os DAEs de todos os câmpus; pelo Coldir, que congrega todos os diretores-gerais eleitos em seus câmpus; pelo Conselho de Ensino (CONEN) e pelo Conselho Superior (CONSUP), que representam, por meio da composição de cada um, todos os segmentos da Instituição.

Respaldado no Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP, a Pró-reitoria de Ensino procurou recomendar atenção a quatro etapas para a organização das atividades acadêmicas, em ação conjunta com o Grupo de Trabalho criado no âmbito do Colégio de Dirigentes (Coldir) a fim de discutir a situação das estratégias para uma eventual retomada. 

Na primeira etapa, quando não for possível o atendimento das condições relativas ao controle da Covid-19, as atividades acadêmicas devem ser  remotas. Na segunda etapa, que seria uma transição para realizar as atividades acadêmicas em regime de alternância ou totalmente presenciais, os câmpus podem autorizar o funcionamento de laboratórios, aulas práticas, monitorias, projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientações, apresentação de trabalhos de conclusão de curso e atendimento ao aluno, respeitando o Protocolo de Biossegurança. Na terceira etapa, os câmpus podem optar por um regime de alternância, permitindo que um percentual de aulas seja ministrado presencialmente, desde que baseado em conhecimentos fundamentais e essenciais necessários para garantir a formação dos(as) alunos(as) de cada curso. Já na quarta etapa, os câmpus podem decidir por uma retomada total das atividades, desde que garantidas as condições sanitárias em acordo com os órgãos competentes e respeitado o Protocolo de Biossegurança do IFSP, enquanto seu uso não for dispensável.  

A minuta passará pelo Fórum de Ensino, que reúne os DAEs de todos os câmpus; pelo Coldir, que congrega todos os diretores-gerais eleitos em seus câmpus; pelo Conselho de Ensino (CONEN) e pelo Conselho Superior (CONSUP), que representam, por meio da composição de cada um, todos os segmentos da Instituição.  

Espera-se que nesses fóruns sejam discutidas propostas que deem maior organicidade para a minuta, num processo de construção coletiva, antes de sua publicação. Com isso, esperamos que os câmpus tenham um documento de referência, para que, em sua autonomia, possam planejar a organização de suas atividades acadêmicas.  

Minuta - Orientações para retomada das atividades acadêmicas presenciais

registrado em:
Fim do conteúdo da página