Conheça as novidades do sistema que tornam a prestação mais eficiente
O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) passou a contar com uma série de novidades que tornam mais eficiente a gestão de viagens a serviço realizadas por servidores públicos. As atualizações envolvem tanto o aplicativo quanto a versão web, promovendo maior integração entre os dois ambientes, melhor comunicação entre os envolvidos no processo e mais agilidade no envio e na análise de informações.
Utilizado por órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o SCDP viabiliza a gestão de diárias e passagens em deslocamentos oficiais, assegurando padronização, controle e transparência.
Novidades no aplicativo
O aplicativo do SCDP passou a contar com o módulo de Prestação de Contas. Agora, os usuários podem registrar diretamente se a viagem ocorreu conforme o planejado, se há despesas a serem ressarcidas — nos casos de gastos realizados em razão da viagem a serviço — e anexar relatórios e documentos comprobatórios.
Na tela inicial, foi adicionado o menu de Prestação de Contas, que conta com o botão “Preencher”. Ele abre um formulário com perguntas simples, permitindo ao Proposto — servidor que realizou a viagem — confirmar o roteiro percorrido, informar dados dos bilhetes de passagem, incluir despesas extras e anexar documentos que comprovem os gastos e outros que forem relevantes.
Essas informações são enviadas diretamente ao Solicitante de Viagem — pessoa responsável por cadastrar o processo de concessão de diárias e passagens. Após a análise, se houver algo que ainda precise ser solucionado, o Proposto receberá uma notificação e poderá acessá-la pelo botão “Pendências”, na tela inicial do aplicativo, no menu Prestação de Contas. Por esse caminho, é possível visualizar as demandas em aberto, enviar documentos complementares e acessar a Guia de Recolhimento da União (GRU), caso seja necessário devolver valores de diárias ou passagens não utilizadas.
O aplicativo também ganhou um novo visual: banners na página inicial que direcionam para materiais de apoio e para as funcionalidades mais acessadas, facilitando o uso, especialmente para novos usuários.
Integração com a versão web
Todas as informações de Prestação de Contas preenchidas no aplicativo passam a ser sincronizadas, automaticamente, com a versão web do SCDP utilizada pelo solicitante. Isso agiliza a análise e a aprovação de prestações de contas, o processamento de reembolsos e a emissão de cobranças.
Ao acessar os dados de uma Prestação de Contas, o Solicitante de Viagens pode classificar despesas, aprovar ou rejeitar solicitações total ou parcialmente, solicitar documentos adicionais e gerar a GRU para envio ao Proposto — tudo diretamente pela plataforma.
No último dia 31 de julho, foi realizado um webinário para apresentar as mudanças. Confira aqui.
Tutoriais
Tutorial Completo - Aplicativo e Web: Este material resolve eventuais dúvidas sobre o app e mostra todas as mudanças da web, garantindo que suas solicitações sejam preenchidas de forma correta e sem transtornos.
Tutorial do Aplicativo SCDP - Visão do Proposto: Este tutorial tem como objetivo orientar o Proposto no uso do aplicativo do SCDP, que foi desenvolvido para facilitar a gestão de viagens a serviço, oferecendo mais transparência e praticidade ao permitir a consulta de informações da viagem e a realização da Prestação de Contas diretamente pelo app, incluindo o envio de comprovantes, resolução de pendências e registro de pagamentos.
Fonte: Governo Federal
Redes Sociais