Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cabines de votação - Link para egressos > Últimas notícias > Estudantes do IFSP embarcam para intercâmbio no Chile
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP embarcam para intercâmbio no Chile

Grupo de 19 alunos participa de programa de mobilidade internacional com atividades em três cidades chilenas

  • Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 19h34
  • Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2025, 19h36
  • Acessos: 329
images/2025/10-outubro/image_8.png
images/2025/10-outubro/image_8.png
images/2025/10-outubro/image_6.png
images/2025/10-outubro/image_6.png
images/2025/10-outubro/image_7.png
images/2025/10-outubro/image_7.png
images/2025/10-outubro/image_9.png
images/2025/10-outubro/image_9.png
previous arrow
next arrow
images/2025/10-outubro/image_8.png
images/2025/10-outubro/image_6.png
images/2025/10-outubro/image_7.png
images/2025/10-outubro/image_9.png
previous arrow
next arrow
 

Frio na barriga, expectativa e contagem regressiva marcaram os últimos dois meses dos 19 estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aprovados no edital de mobilidade internacional de curta duração que os levaria a uma experiência acadêmica no Chile.

No último sábado (4), o grupo embarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos rumo a Santiago, acompanhado pelo coordenador de Relações Internacionais do IFSP, professor Wagner Belo, e pelas professoras Viviane de Stefani (Campus São Carlos), gestora de políticas linguísticas da Arinter/PRX, e Élida Castilho (Campus Tupã), ambas da área de espanhol.

Já no domingo (5), os estudantes aproveitaram para conhecer a capital chilena e se preparar para a intensa agenda de atividades que será desenvolvida ao longo da semana. A programação inclui ações em duas instituições parceiras do IFSP, localizadas nas cidades de Santiago, Viña del Mar e Rancagua.

Na Universidad Santo Tomás, os participantes assistem a palestras, visitam laboratórios, desenvolvem projetos e participam de workshops em áreas como informática, mecânica, elétrica, eletrônica, manutenção industrial, turismo, hotelaria e gastronomia. Já na Universidad de Chile, o grupo discute, ao lado de professores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais, os impactos dos modelos educacional, social e econômico adotados no país.

Para registrar as experiências e aprendizados vividos ao longo da viagem, os próprios estudantes alimentam diariamente um blog com relatos e reflexões, permitindo que toda a comunidade acadêmica acompanhe a jornada. O conteúdo pode ser acessado em: ifspnochile2025.blogspot.com.

Os estudantes participantes da missão são:
Pedro Santos de Oliveira (Campus Guarulhos); Glenda Moreira Gouvêa (Campus São Roque); Eduardo Diniz da Silva (Campus São Miguel Paulista); Ana Luisa Donegatti Verdugo (Campus Cubatão); Lara de Oliveira Zamai Motta (Campus Tupã); Melina Saranti Mendes (Campus Ilha Solteira); Myllena Graul Ferreira (Campus Jacareí); Maria Clara Reis da Silva (Campus Tupã); Davi Henrique Lopes Ferreira (Campus Tupã); Fernanda Martins dos Santos (Campus Tupã); Gustavo Borges Cunha (Campus Guarulhos); Giulia de Oliveira Rodrigues (Campus Guarulhos); Felipe Marinho Ribeiro Ikeda (Campus São Roque); Felipe Sanchez Machado (Campus Sertãozinho); Hendrus Santos de Souza (Campus Sertãozinho); Lucas Oliveira da Silva (Campus Salto); Fernanda Aleixo de Souza (Campus Caraguatatuba); Raphael Vicente de Oliveira (Campus São Paulo) e Maria Paula de Carvalho da Silva Campus Ilha Solteira.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página