Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cabines de votação - Link para egressos > Últimas notícias > IFSP tem cinco projetos aprovados em edital de Indicações Geográficas do MEC
Início do conteúdo da página

IFSP tem cinco projetos aprovados em edital de Indicações Geográficas do MEC

Ministério da Educação apoiará projetos da Rede Federal que fortalecem a identidade cultural nos territórios

  • Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 18h03
  • Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2025, 18h16
  • Acessos: 182

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Edital nº 12/2025, que trata da chamada pública de seleção de projetos para a promoção e desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cinco projetos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão entre os 39 contemplados. 

A ação do ministério visa apoiar territórios brasileiros na estruturação de processos de reconhecimento de IGs, fortalecendo a identidade cultural, a organização socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e a valorização de produtos tradicionais. 

Os projetos terão início em janeiro de 2026 e serão executados de acordo com os seguintes eixos: Diagnóstico; Estruturação; Promoção e Fortalecimento de Negócios; Internacionalização; Turismo em Territórios de Indicação Geográfica. Por meio da chamada pública, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC promove a integração entre instituições da Rede Federal, produtores e comunidades locais. 

A partir do ano que vem, os selecionados serão beneficiados com atividades de capacitação, diagnósticos, apoio técnico especializado, desenvolvimento de materiais metodológicos e ações de comunicação.  

IG – A Indicação Geográfica é conferida a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem, apresentando qualidade única devido aos recursos naturais. Assim, gera reputação e identidade própria. A IG se constitui sob duas formas: a indicação de procedência (IP) e a denominação de origem (DO).  

Conforme explica o diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inova) do IFSP, Eder Sacconi, o Instituto vem atuando desde 2019 em parceria com os arranjos produtivos na busca deste reconhecimento como estratégico para o desenvolvimento territorial sustentável.

“Neste processo formamos pessoas, difundimos conceitos de propriedade intelectual e desenvolvemos soluções para demandas dos produtores cumprindo assim a missão institucional. Já foram mais de 15 reconhecimentos oficiais e mais de 60 APLs atendidos em que tivemos ação direta”, relata o diretor.

Parceria – A iniciativa do MEC é executada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o IFSP. Também são parceiros institucionais o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto); o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). 

Confira os projetos do IFSP selecionados:

Café de Divinolândia - SP 
Campus São João da Boa Vista
Proponente: Gilson Rogério Marcomini 
Entidade parceira: Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia - SP 

Diagnóstico de Indicação Geográfica do Leite de Búfala e seus derivados de Sarapuí  
Campus Itapetininga 
Proponente: Antônio Eduardo Citron 
Entidade parceira: Cooperativa dos produtores de leite e demais produtos da Agricultura Familiar do município de Sarapuí e região 

IG dos vinhos da Mantiqueira de Andradas e Caldas (Parceria entre o IF SUL de MINAS - Poços de Caldas e IFSP)
Campus Avaré
Proponente: Eli Fernando Tavano Toledo 
Entidade parceira: Sindicato da indústria do vinho de Minas Gerais - Sindvinho 

Projeto de indicação de procedência da cerâmica de Indiana 
Campus Presidente Epitácio
Proponente: Antônio Marcos Tomé 
Entidade parceira: Associação dos Ceramistas de Indiana - ACI 

Vale da Grama: Identidade, promoção e valorização de origem
Campus São João da Boa Vista
Proponente: João Paulo Pereira 
Entidade parceira: Associação dos cafeicultores do Vale da Grama 

Fonte: Ministério da Educação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página