IFSP divulga resultados da 1ª Avaliação de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Servidores estão convidados a contribuírem com novas propostas até dia 14 de novembro
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresenta os principais resultados da 1ª Avaliação de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (ASQVT), conduzida pela Comissão instituída pela Portaria nº 5.149/2023. A pesquisa, aplicada em 2024, contou com a participação de 971 servidores, representando 20,2% do quadro institucional, à época da pesquisa.
A iniciativa teve como objetivo compreender as condições de saúde, bem-estar e ambiente ocupacional dos servidores, fornecendo subsídios para o planejamento e aprimoramento de políticas institucionais voltadas à promoção da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.
Entre os principais achados, destacam-se:
65,6% dos respondentes afirmaram sentir-se satisfeitos ou muito satisfeitos ao realizar suas atividades no IFSP;
74% informaram praticar exercícios físicos regularmente;
63,5% apresentaram sobrepeso ou obesidade, indicando a importância de ações voltadas à alimentação e atividade física;
41,7% avaliaram sua saúde mental como boa;
87% classificaram o relacionamento com a chefia como bom ou muito bom;
A maioria dos participantes relatou sentir-se bem no ambiente de trabalho e manter uma boa relação entre vida pessoal e profissional.
Com base nesses resultados, a Comissão elaborou recomendações para o desenvolvimento de programas e estratégias institucionais voltadas ao bem-estar dos servidores, abrangendo temas como saúde física, mental e hábitos de vida saudáveis, promoção da saúde no trabalho e valorização profissional.
Para dar continuidade a esse processo de construção coletiva, o IFSP convida toda a comunidade a participar do formulário de contribuições, disponível no link https://forms.gle/
O formulário ficará aberto até 14 de novembro de 2025 e tem o objetivo de reunir propostas e ideias de ações concretas que fortaleçam a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar no IFSP.
A participação de todos é essencial para transformar os resultados da pesquisa em ações efetivas, que tornem o IFSP um ambiente cada vez mais saudável, acolhedor e humano.
Redes Sociais