Dia do Servidor Público: trajetórias que inspiram e transformam
Conheça a história de servidores que revelam o orgulho de pertencer ao IFSP e o compromisso diário com a construção de uma educação pública de qualidade
Celebrado em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público é uma oportunidade de reconhecer o trabalho daqueles que, com dedicação e compromisso, constroem diariamente os serviços que sustentam a sociedade. No Instituto Federal de São Paulo, assim como em toda instituição pública, as pessoas, independentemente do cargo que ocupam, são parte essencial dessa engrenagem, atuando em diversas frentes para garantir o funcionamento e a qualidade da educação pública.
Nesta reportagem, homenageamos todos os servidores do IFSP por meio das histórias de três profissionais que representam, com sensibilidade e empenho, o espírito do serviço público: Renato Guerra Santos, técnico em assuntos educacionais e coordenador de Apoio ao Ensino no Campus Avaré; Thais Mariano Fleming, bibliotecária-documentalista do Campus Jundiaí; Bruno de Carvalho Opini, técnico de laboratório da área de mecânica no Campus São Carlos.
Mais do que suas funções, o que une esses servidores é o sentimento de pertencimento à instituição e o desejo genuíno de fazer a diferença na vida dos estudantes. Suas trajetórias revelam que o serviço público, especialmente na educação, é feito de responsabilidade, afeto, criatividade e, acima de tudo, luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Renato Guerra Santos: onze anos de dedicação ao apoio ao ensino no Campus Avaré
Renato, em frente ao Campus Avaré. Créditos da imagem: acervo pessoal do servidor.Para o Renato, ser servidor público é, acima de tudo, estar a serviço das pessoas. “Alunos, outros servidores, público em geral... é fazer o meu trabalho com zelo e responsabilidade”, afirma.
Renato ingressou no IFSP em abril de 2014 e, logo nos primeiros dias, passou por diferentes setores até ser convidado a assumir a coordenação da CAE — função que exerce há onze anos de forma ininterrupta. “Nunca tinha trabalhado com adolescentes, mas aceitei o desafio e gosto muito desta função”, conta. O que mais o marcou desde então foi a identificação com a instituição. Antes de chegar ao IFSP, sua experiência na educação era como professor de música em escola infantil, atividade com a qual não se sentia plenamente conectado. “No IF, penso que me identifiquei bastante com o trabalho exercido pela CAE dentro da instituição.”
A Coordenadoria de Apoio ao Ensino é responsável por planejar, coordenar e gerir ações de suporte pedagógico e estudantil, com o objetivo de garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Renato acredita que sua atuação contribui diretamente para esse propósito. “Gosto bastante do que faço e tento fazer o meu melhor com responsabilidade e zelo”, afirma.
Na visão do servidor, a educação pública é essencial em um país marcado por desigualdades. “Quando tentamos fazer a nossa parte com dedicação, contribuímos para que a educação pública também seja valorizada”, destaca. Se tivesse que resumir o serviço público em uma palavra, Renato escolheria “responsabilidade” — um valor que, para ele, guia sua atuação diária no IFSP.
Thais Mariano Fleming: afeto, compromisso e luta pela educação pública no Campus Jundiaí
Thaís no início do trabalho como bibliotecária do Campus Jundiaí. Créditos da imagem: acervo pessoal da servidora.Thais Mariano Fleming é daquelas servidoras que deixam marcas profundas por onde passam. Sempre envolvida com os projetos do campus, sejam eles ligados à Biblioteca ou não, ela é referência entre os estudantes, que frequentemente voltam ao IFSP mesmo após formados só para revê-la.
Para Thais, ser servidora pública é mais do que uma ocupação: “É meu meio de vida, meu ganha-pão, mas também me reconheço como parte de um projeto coletivo de sociedade, que espero que seja pautado por princípios de equidade, transparência, responsabilidade e compromisso social”.
Sua trajetória no IFSP começou em julho de 2013, no Campus São João da Boa Vista. Um ano e meio depois, ela se transferiu para o recém-inaugurado Campus Jundiaí, onde teve a oportunidade de participar da construção da unidade desde os primeiros passos. “Aqui tive a oportunidade de passar pela Coordenação de Apoio ao Ensino, pela Gerência Administrativa e substituir os cargos de Diretor-Geral e Coordenadoria de Registros Escolares. Fiz de tudo um pouco no campus, aprendi sobre todos os setores e pude entender como a instituição funciona”, conta.
Thaís faz selfie com grupo de estudantes durante passeio. Créditos da imagem: acervo pessoal da servidora Além de orientar os estudantes em suas pesquisas e no uso de fontes confiáveis, Thais também se dedica a tornar a Biblioteca um espaço vivo e interativo. Um dos destaques é o Escape Room, organizado anualmente durante a Semana da Biblioteca, que transforma o ambiente em um jogo literário de resolução de problemas.
O que mais a motiva é justamente a relação com os alunos. “Vê-los evoluir tanto, enfrentar desafios, aprender, é com certeza muito motivador”, afirma. Para ela, fazer a diferença na educação pública exige responsabilidade, respeito, formação contínua e, acima de tudo, afeto. “As pequenas gentilezas e cuidados no dia a dia podem fazer muita diferença.”
Se tivesse que resumir o serviço público em uma palavra, Thais escolheria “luta”. “A educação pública é marcada pela luta de muitos que não desistem, que ainda veem nela a esperança de contribuir para uma sociedade mais igualitária. Eu vejo e luto do jeito que posso, um dia de cada vez”.
Bruno de Carvalho Opini: criatividade e dedicação no hangar do IFSP em São Carlos
Bruno, à esquerda, com alunos do curso Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, em 2015. Créditos da imagem: acervo pessoal do servidor.No Campus São Carlos, onde o cerrado se encontra com a engenharia, Bruno Opini transforma teoria em prática todos os dias. Técnico de laboratório na área de mecânica, ele atua diretamente com mecânica de aviões, oferecendo aos estudantes uma vivência próxima da realidade profissional. “É muito gratificante ver os ex-alunos crescendo no mercado de trabalho e saber que, de alguma forma, fiz parte dessa caminhada”, afirma.
Bruno ingressou como servidor no IFSP em 2013, aos 21 anos, mas sua história com a instituição começou um ano antes, como estudante do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Desde então, sempre esteve no Campus São Carlos, participando de diversas atividades além das atribuições do cargo, como fiscalizações de contratos, comissões e o conselho de campus. “Tudo isso amplia muito nossa visão da instituição e o contato com diferentes setores da comunidade”, destaca.
Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi acompanhar a construção do campus desde o início — literalmente, quando tudo ainda era mato. “A busca e montagem das aeronaves para o hangar foi uma experiência única: viajamos a aeroclubes, fizemos desmontagens, transporte e remontagem dos aviões. Foi um trabalho bonito, que uniu alunos, professores e técnicos em um mesmo propósito.”
Bruno em atividade com alunos de engenharia aeronáutica. Créditos da imagem: acervo pessoal do servidor.Bruno acredita que o IFSP é um espaço de aprendizado constante, não apenas para os estudantes, mas também para os servidores. “Meus colegas de setor, que têm muita experiência profissional, sempre compartilham seus conhecimentos práticos comigo, criando um ambiente muito rico para aprender.”
Na sua visão, fazer a diferença na vida dos alunos passa por oferecer ensino de qualidade, atividades práticas e compartilhar experiências de vida. “A formação que eles recebem aqui pode se tornar a base de toda uma carreira, especialmente para aqueles que vêm de situações difíceis e não teriam acesso a essas oportunidades sem um ensino público de qualidade como o do IFSP.”
Se tivesse que resumir o serviço público em uma palavra, Bruno escolheria “criatividade”. “Muitas vezes trabalhamos com recursos limitados e alunos com realidades muito diferentes, e é preciso encontrar soluções adaptadas a cada situação, criar motivação e oportunidades para os alunos e descobrir maneiras novas de enfrentar desafios.”
Compromisso que transforma
As histórias de Renato, Thais e Bruno revelam que o serviço público vai muito além das atribuições formais: ele é feito de escolhas diárias, de dedicação silenciosa, de gestos que constroem vínculos e oportunidades. No IFSP, cada servidor contribui para que a educação pública seja mais acessível, acolhedora e transformadora.
Neste 28 de outubro, o Instituto Federal de São Paulo celebra e agradece a todos os seus servidores, que com responsabilidade, afeto, criatividade e luta fazem da instituição um espaço de formação cidadã e de construção de futuros.
Redes Sociais