NUGS celebra nove anos com encontro “Quebrando silêncios, construindo saberes” no Campus Cubatão
NUGS completa 9 anos com encontro no IFSP Cubatão para diálogo sobre gênero e inclusão
O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NUGS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu, nos dias 25 e 26 de setembro, o encontro “Quebrando silêncios, construindo saberes”, no Campus Cubatão. O evento marcou os nove anos de atuação do núcleo, reunindo convidados, membros, estudantes e servidores em uma programação diversa e participativa.
Espaço de diálogo e trocas
Com mesas de debate, oficinas, rodas de conversa, sarau e cine-debate, a edição deste ano buscou valorizar diferentes vozes e experiências, fortalecendo o compromisso do NUGS em construir um ambiente mais inclusivo dentro do IFSP.
“A realização desse encontro é fundamental, pois trata-se de um espaço de troca e crescimento, onde membras, membros e membrxs do núcleo compartilham ideias, pesquisas e vivências, contribuindo para um diálogo aberto e plural”, destacou a coordenação do NUGS.
Mesa de abertura e presenças
A mesa de abertura contou com a participação de Tais Matheus (NUGS Campus São Paulo), Luciano Paz de Lira (Campus Jacareí), Maria Tereza Fabbro (Secretaria do NUGS), Adelino Francisco de Oliveira (SINASEFE/SP – Campus Piracicaba), Dyane Guedes (PRX), Juliana Pimenta (PRE) e Rosa Amélia Barbosa (Campus São Roque).
Cláudia Cristina Soares de Carvalho, diretora de Ensino do Campus Cubatão, representou o diretor-geral Artarxerxes Tiago T. Modesto na cerimônia.
Vozes do encontro
Entre as falas de destaque, a professora Maria Teresa, do Campus São José dos Campos, ressaltou a relevância da iniciativa:
“Temos muita coisa para enfrentar em nossos campi. Eventos assim são importantes para que toda a comunidade possa entender e discutir a diversidade, com respeito, acolhimento e bastante amor”.
O professor Adelino Francisco de Oliveira, do Campus Piracicaba e representante do Sinasefe-SP, enfatizou o papel do núcleo:
“O NUGS é um núcleo de fronteira. O IFSP vive um momento emblemático e precisa reencontrar o rumo de um projeto de educação inclusiva e aberto aos temas contemporâneos. Cabe ao NUGS apontar esse caminho, avançando para uma sociedade justa, capaz de dialogar sobre gênero e sexualidade”.
Já a pró-reitora de Ensino, Juliana Pimenta, reforçou o compromisso institucional:
“Estamos aqui para afirmar o compromisso da gestão com essa temática tão importante. Na PRE, já assumimos compromissos com o NUGS, como a reformulação de documentos institucionais, tornando-os mais inclusivos e dando maior ênfase às demandas apresentadas pelo núcleo”.
Celebração e futuro
A programação intensa contou ainda com oficinas de poesia, rodas de prosa, sarau de poéticas dissidentes, cine-debate e apresentações culturais. No encerramento, a coordenação destacou que o encontro também abriu caminhos para a celebração dos 10 anos do NUGS em 2026.
O evento foi marcado pela escuta, pelo afeto e pelo compromisso coletivo de enfrentar as opressões e fortalecer políticas de inclusão e diversidade no IFSP.
Redes Sociais