IFSP tem cinco projetos aprovados em edital de Indicações Geográficas do MEC
Ministério da Educação apoiará projetos da Rede Federal que fortalecem a identidade cultural nos territórios
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Edital nº 12/2025, que trata da chamada pública de seleção de projetos para a promoção e desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cinco projetos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão entre os 39 contemplados.
A ação do ministério visa apoiar territórios brasileiros na estruturação de processos de reconhecimento de IGs, fortalecendo a identidade cultural, a organização socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e a valorização de produtos tradicionais.
Os projetos terão início em janeiro de 2026 e serão executados de acordo com os seguintes eixos: Diagnóstico; Estruturação; Promoção e Fortalecimento de Negócios; Internacionalização; Turismo em Territórios de Indicação Geográfica. Por meio da chamada pública, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC promove a integração entre instituições da Rede Federal, produtores e comunidades locais.
A partir do ano que vem, os selecionados serão beneficiados com atividades de capacitação, diagnósticos, apoio técnico especializado, desenvolvimento de materiais metodológicos e ações de comunicação.
IG – A Indicação Geográfica é conferida a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem, apresentando qualidade única devido aos recursos naturais. Assim, gera reputação e identidade própria. A IG se constitui sob duas formas: a indicação de procedência (IP) e a denominação de origem (DO).
Conforme explica o diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inova) do IFSP, Eder Sacconi, o Instituto vem atuando desde 2019 em parceria com os arranjos produtivos na busca deste reconhecimento como estratégico para o desenvolvimento territorial sustentável.
“Neste processo formamos pessoas, difundimos conceitos de propriedade intelectual e desenvolvemos soluções para demandas dos produtores cumprindo assim a missão institucional. Já foram mais de 15 reconhecimentos oficiais e mais de 60 APLs atendidos em que tivemos ação direta”, relata o diretor.
Parceria – A iniciativa do MEC é executada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o IFSP. Também são parceiros institucionais o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto); o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Confira os projetos do IFSP selecionados:
Café de Divinolândia - SP
Campus São João da Boa Vista
Proponente: Gilson Rogério Marcomini
Entidade parceira: Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia - SP
Diagnóstico de Indicação Geográfica do Leite de Búfala e seus derivados de Sarapuí
Campus Itapetininga
Proponente: Antônio Eduardo Citron
Entidade parceira: Cooperativa dos produtores de leite e demais produtos da Agricultura Familiar do município de Sarapuí e região
IG dos vinhos da Mantiqueira de Andradas e Caldas (Parceria entre o IF SUL de MINAS - Poços de Caldas e IFSP)
Campus Avaré
Proponente: Eli Fernando Tavano Toledo
Entidade parceira: Sindicato da indústria do vinho de Minas Gerais - Sindvinho
Projeto de indicação de procedência da cerâmica de Indiana
Campus Presidente Epitácio
Proponente: Antônio Marcos Tomé
Entidade parceira: Associação dos Ceramistas de Indiana - ACI
Vale da Grama: Identidade, promoção e valorização de origem
Campus São João da Boa Vista
Proponente: João Paulo Pereira
Entidade parceira: Associação dos cafeicultores do Vale da Grama
Fonte: Ministério da Educação
Redes Sociais