Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP recebe chave do espaço que abrigará Campus Franco da Rocha

Futura unidade funcionárá no Complexo do Juquery, cujas obras de restauro se iniciam neste ano

  • Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 10h30
  • Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 11h12
  • Acessos: 109

Na tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu a chave que simboliza a entrega do espaço onde será implantada a sede definitiva do Campus Franco da Rocha, no Complexo Hospitalar do Juquery. A solenidade ocorreu no paço municipal e em frente ao complexo, reunindo diversas autoridades.

Tombado pelo patrimônio público, o local passará por um processo de restauração, o qual será iniciado ainda neste ano. Para a primeira etapa das obras, estão previstos investimentos iniciais de R$ 25 milhões. O IFSP segue em busca de novos recursos para garantir a conclusão do restauro e o início das atividades acadêmicas no espaço.

FCO.jpeg
FCO.jpeg
previous arrow
next arrow
FCO.jpeg
FCO1.jpeg
FCO4.jpeg
FCO2.jpeg
FCO5.jpeg
FCO3.jpeg
previous arrow
next arrow
 

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, destacou o esforço do Governo Federal para interiorizar a educação pública, gratuita e de qualidade, ampliando oportunidades à população. Ele lembrou que 100 novos campi de Institutos Federais estão sendo implementados em todo o Brasil por meio do Novo PAC. No estado de São Paulo, o Campus Franco da Rocha é uma das 12 novas unidades anunciadas.

A diretora-geral do campus, Claudia Roses, agradeceu a mobilização de todas as pessoas que, ao longo de mais de dez anos, contribuíram para a concretização da unidade. Ela ressaltou que o município já vem sendo beneficiado com a oferta de seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), iniciados no segundo semestre de 2025.

A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, afirmou que o local escolhido para sediar o campus é considerado “o coração da cidade” e agradeceu o empenho do reitor e a atuação da diretora do campus. Já a diretora do Complexo Hospitalar do Juquery, Débora Pereira, destacou o simbolismo da nova fase do espaço: “Esse lugar está sendo ressignificado. Durante muito tempo, cuidou da saúde das pessoas e, agora, passará a cuidar da educação”.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Kiko Celeguim, do deputado estadual Maurici, de prefeitos, secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades; e foi prestigiada por servidores do IFSP e da Prefeitura de Franco da Rocha e de cidades vizinhas. 

Campus Franco da Rocha

Em 2025, foram realizadas audiências públicas para a implantação do Campus Franco da Rocha. Segundo Claudia Roses, a definição dos eixos e diretrizes da unidade resultou de um amplo processo participativo.

“Mais de mil pessoas responderam ao questionário disponibilizado, entre elas mais de 700 estudantes, professores, servidores públicos, empresários e familiares de 14 municípios da região. Essa escolha reflete o desejo da comunidade”, afirmou.

Como resultado das audiências públicas, foram definidos os dois primeiros eixos que serão ofertados na unidade: Controle e Processos Industriais e Ambiente e Saúde. 

Atualmente, o IFSP já oferece cursos de extensão no município, no prédio da EMEB Adamastor Baptista. Entre as formações ofertadas estão:

  • Empreendedorismo e Inovação (EaD – 40h)

  • Empregabilidade na Prática (EaD – 80h)

  • Noções de Informática Básica e Redes Sociais para Idosos (Presencial – 40h)

  • Química para ENEM (EaD – 50h)

  • Assistente de Almoxarifado (Presencial – 42h)

  • Noções de Primeiros Socorros (Semipresencial – 40h)

Complexo do Juquery

Fundado no final do século XIX pelo médico Francisco Franco da Rocha, o Complexo Hospitalar do Juquery foi uma das maiores instituições psiquiátricas do Brasil e da América Latina. Ao longo do século XX, tornou-se referência no atendimento em saúde mental, chegando a configurar uma verdadeira “cidade hospitalar”.

Com a Reforma Psiquiátrica e as mudanças nas políticas públicas de saúde, o espaço passou por um processo de desativação progressiva e reestruturação. Agora, ao abrigar a sede definitiva do IFSP Campus Franco da Rocha, o local ganha uma nova função social, reafirmando seu papel histórico no cuidado com a população — desta vez, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página