Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Editoria A > Menu de 2. nível > Menu de 3. nível > Últimas notícias > IFSP participa de encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável
Início do conteúdo da página
Menu de 3. nível

IFSP participa de encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Diálogo “Potências Negras: conexões necessárias para viabilizar vez e voz" tratou de recomendações para mais efetividade das políticas públicas de ações afirmativas e de combate às desigualdades

  • Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h22
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 11h30
  • Acessos: 13636

Apresentação de um dos grupos de trabalhoOs docentes do Campus São Paulo do IFSP Giselly Barros e Francisco Veríssimo participaram do evento/diálogo “Potências Negras — Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz", promovido como uma ação conjunta das Conselheiras Negras da Comissão Temática de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS).

O evento ocorreu no dia 15 de dezembro, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, e buscou promover a interlocução com diferentes pessoas negras, com seus saberes e posições sociais diversas, mas complementares em vivências negras, que puderam refletir e propor recomendações para a maior efetividade das políticas públicas de ações afirmativas e de combate às desigualdades.

A professora Giselly Barros, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), destacou a importância do encontro para o Instituto. “Estar entre consagrados intelectuais negros, ouvindo e compartilhando experiências advindas de inúmeras instituições de ensino, mostra-se fundamental para a criação de políticas públicas em consonância com uma educação antirracista que, além da garantia do acesso às instituições de ensino públicas de qualidade, garantam também a permanência material e simbólica dos estudantes pretos, pardos e indígenas”, destacou Giselly.

Participantes do eventoO CDESS
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS) faz parte da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e trabalha no assessoramento imediato ao Presidente da República, produzindo indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento. O conselho atua na articulação das relações do Governo Federal com os representantes da sociedade civil e para a construção do diálogo entre os diversos setores nele representados.

Entre suas atribuições, desenvolve ações de interlocução e diálogo entre o governo e a sociedade com o objetivo de fortalecer a agenda de desenvolvimento econômico social sustentável no país. Entre as ações, está a criação de Comissões Temáticas, com o objetivo de acompanhar, avaliar e contribuir com políticas públicas e ações relacionadas ao tema de cada comissão, constituindo-se em espaços de escuta e monitoramento das políticas do governo, além de proposição para o aperfeiçoamento da ação governamental.

Próximos passos
Após as discussões dos grupos de trabalho, os encaminhamentos foram realizados pelas conselheiras Ana Fontes, Alcielle dos Santos e Rosângela Hilário, para o secretário-executivo do CDESS, Paulo Henrique Rodrigues Pereira. Entre os encaminamentos, a sugestão de nomes que deverão ser incluídos nas pesquisas como Kabengele Munanga, Juarez Xavier, Beatriz Nascimento, Milton Santos etc., e o aprofundamento na discussão da interseccionalidade (raça, gênero e classe, por exemplo) na educação, cultura e saúde. Novos encontros acontecerão no próximo ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página