Campus São Paulo sedia o XIII Seminário Brasileiro de Bibliotecas da Rede Federal
Evento nacional discute a gestão inovadoras das bibliotecas e segue até 15 de setembro
O Campus São Paulo do IFSP está sediando o XIII Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SBBI). O evento ocorre entre os dias 13 e 15 de novembro.
Ao longo de sua trajetória, o SBBI tem promovido a capacitação das equipes das bibliotecas das instituições da Rede Federal, com foco na divulgação, discussão e compartilhamento de informações e experiências relevantes nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. O objetivo é aprimorar os serviços prestados pelas unidades de informação.
Nesta edição, o seminário tem como tema: “Gestão inovadora de bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em territórios diversos: desafios e estratégias”.
A programação está organizada em dois eixos temáticos principais: o primeiro aborda a gestão de bibliotecas de forma ampla, incluindo questões de acessibilidade e novas tecnologias; o segundo trata dos impactos socioculturais das bibliotecas em suas comunidades.
Segundo Andréa Garcez, coordenadora de bibliotecas do IFSP, o evento busca integrar os bibliotecários da Rede e fomentar políticas de melhoria para as bibliotecas federais.
O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, destacou a relevância do seminário para o desenvolvimento de práticas e inovações. “É um evento de extrema importância para o nosso cotidiano, para as práticas, para as experiências e, principalmente, para as inovações que precisamos avançar e disponibilizar à nossa comunidade, não apenas aos estudantes, mas também aos servidores e à sociedade em geral”, afirmou.
Entre os palestrantes convidados, o professor Gaudêncio Frigotto ressaltou o papel fundamental das bibliotecas. “Quem não lê, não raciocina de forma adequada. Muitos jovens enfrentam dificuldades em concursos por não compreenderem as perguntas, justamente por não terem o hábito da leitura. Essa é a grandiosidade de um congresso como este, que beneficia não só os bibliotecários, mas os institutos como um todo”, destacou.
Tatiane Lemos, bibliotecária do IF Sertão Pernambucano, também elogiou a iniciativa. “Considero o evento extremamente importante para qualificar as bibliotecas no atendimento à comunidade acadêmica. Espero que nas próximas edições mantenham essa organização e unidade, e que continuem sendo realizadas dentro das nossas instituições, para que possamos trocar informações e discutir temáticas relevantes à Rede Federal”, afirmou.
Encerramento com visita técnica à Biblioteca de São Paulo
O Seminário foi encerrado, no dia 15 de novembro de 2025, com uma visita técnica à Biblioteca de São Paulo (BSP), equipamento cultural reconhecido nacionalmente pelas práticas inovadoras de mediação da leitura e pelos serviços voltados à democratização do acesso à informação.
As equipes das bibliotecas foram recebidas pela gestora de acervos da BSP, Leticia Rolim de Albuquerque, que conduziu a apresentação dos espaços e das práticas adotadas pela instituição.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto os ambientes de convivência e leitura, a estrutura organizacional dos setores e serviços, além das ações de mediação cultural, acessibilidade e programação sociocultural que compõem o modelo de atendimento da BSP. Leticia Rolim detalhou o funcionamento dos programas destinados a diferentes públicos e as estratégias de incentivo à leitura que tornam a BSP uma das referências do Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo.
A atividade marcou oficialmente o encerramento do seminário, reforçando o compromisso das bibliotecas da Rede Federal com a inovação, a formação continuada e o aprimoramento dos serviços oferecidos às comunidades acadêmicas e à sociedade.
Acesse as fotos do evento aqui.
Para conferir a programação e mais informações acesse o site do XIII SBBI.
Redes Sociais