Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP tem três projetos finalistas na MECA
Início do conteúdo da página

IFSP tem três projetos finalistas na MECA

Competição promovida pela Mitsubishi premiará soluções Inovadoras para Automação Industrial  

  • Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 13h03
  • Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 13h18
  • Acessos: 234

Três Projetos de estudantes do IFSP estão entre os finalistas da segunda edição brasileira da Meca (do inglês “Mission, Execution, Communication & Achievement”). A competição, promovida pela Mitsubishi Electric, envolve instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam por meio de projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento.  

Com o tema “Inovação e Sustentabilidade: o impacto da Automação industrial no meio ambiente”, esta segunda edição brasileira da competição conta apenas com a participação de instituições de ensino convidadas. Entre os projetos enviados, quinze foram selecionados para a fase final; desses, três deles do IFSP. Os projetos finalistas são dos campi Bragança Paulista, Guarulhos e Suzano. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles. 

Triagem Conversacional de Subprodutos com Visão Computacional — Campus Bragança Paulista 

O projeto da equipe de Bragança propõe um sistema interativo de classificação inteligente que combina visão computacional e conectividade mobile para aprimorar o processo de reciclagem de resíduos. A ideia se alinha ao tema da competição ao propor a otimização no reaproveitamento de resíduos, promovendo a sustentabilidade e criando oportunidades para cooperativas e indústrias. 

Equipe Bragança finalista da MECAEquipe Bragança finalista da MECAO professor Alexandre Tomazati Oliveira é o responsável por orientar a equipe formada pelos estudantes Marcelo Augusto Bellopedo de AquinoHenrique Batista da Silva e Hiram Camargo Capozzoli, do curso de Engenharia de Controle e Automação.   

Para Alexendre, ter o projeto selecionado para a MECA Brasil 2025 é um marco importante no percurso de aprendizado dos estudantes, que têm a chance de aplicar a teoria na prática. “Ao interagirem com a tecnologia de automação mais recente, eles transformam o conhecimento de sala de aula em uma solução real e funcional, adquirem confiança ao superarem obstáculos técnicos, o que os prepara para as exigências dinâmicas da indústria", diz. 

Aquaponia Automatizada — Campus Guarulhos 
 
Os estudantes Breno Cordeiro Doimo, Gabriel Corrêa Aielo e Samuel do Prado Rodrigues, do curso de Engenharia de  Controle e Automação, compõem a equipe coordenada pelo professor Rogério Daniel Dantas. 

A proposta da equipe de Guarulhos consiste em um sistema de aquaponia que se destaca pela automação completa dos processos de plantio e colheita. O projeto visa otimizar a produção de alimentos de forma sustentável, integrando a criação de peixes e o cultivo de plantas em um ciclo fechado. A solução utiliza tecnologias de controle e automação para gerenciar o sistema de forma eficiente, reduzindo o desperdício de água e a necessidade de intervenção humana, alinhando-se aos desafios de inovação e sustentabilidade do mundo atual. 

Preparação da biomassa do açaí para geração de energia — Campus Suzano 

A proposta é desenvolver um equipamento automatizado para processar o caroço do açaí para geração de energia elétrica. O resíduo remanescente do processo poderá ser utilizado como adubo, tornando assim um projeto sustentável, visto que o descarte do caroço do açaí causa um grande impacto ambiental, principalmente na região norte do país. 

Integram a equipe desenvolvedora do projeto os estudantes Caio Gabriel da Silva, Caio Gondim Alves e João Pedro Colares, do curso de Engenharia de Controle e Automação, sob a coordenação do professor Antônio Luiz Marques Junior.  

De acordo com Antônio, competições como essa propiciam experiência real de desenvolvimento de um equipamento industrial aplicável, o que permite aos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “Estar na final ainda abre possibilidade de ganhar alguns prêmios, sendo o mais importante, na minha opinião, o estágio na Mitsubishi para os alunos”. 

Final

A fase final da Meca (na qual haverá a competição e a apresentação dos protótipos) ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Hakka Eventos, em São Paulo. Para mais informações sobre a competição, acesse: https://meca.mitsubishielectric.com.br/.    

registrado em:
Fim do conteúdo da página