IFSP oferece curso de Espanhol Básico em parceria com a Universidade Santo Tomás, do Chile
Estudantes do IFSP têm até 15 de dezembro para preencher a declaração de interesse
A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP (Arinter – CRI) informa que estão abertas as inscrições para o curso Espanhol Básico I (on-line), ofertado pela Universidade Santo Tomás - Chile, por meio de parceria com o Programa de Experiência Internacional. A iniciativa é voltada para estudantes do IFSP interessados em desenvolver habilidades comunicativas na língua espanhola e ampliar sua vivência cultural.
Serão disponibilizadas 15 vagas, distribuídas em três turmas, cada uma com cinco participantes do IFSP. Para se inscrever, o candidato deve preencher, até o dia 15 de dezembro, a declaração de interesse por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, a seleção será realizada por meio de sorteio, a ser realizado no dia 16 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 17.
Carga horária e estrutura
As aulas síncronas acontecem por meio plataforma Microsoft Teams, entre os meses de março e julho de 2026. O curso conta com um total de 108 horas pedagógicas, sendo organizado em quatro unidades temáticas, que abordam desde noções básicas de gramática e vocabulário até situações práticas de comunicação cotidiana. Entre os conteúdos, estão:
Apresentações pessoais, fórmulas de saudação e cortesia;
Expressão de gostos e preferências;
Vocabulário relacionado a consumo, atividades físicas e contexto profissional;
Estruturas gramaticais para compreensão de instruções e interações sociais.
Horários das aulas síncronas (horário do Chile)
Turma 1: Segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h15;
Turma 2: Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h;
Turma 3: Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h15.
Metodologia
As aulas seguem uma abordagem comunicativa, com atividades práticas, leituras e exercícios que promovem a autonomia do estudante e a valorização da cultura hispânica. Ao final, os participantes deverão ser capazes de compreender textos e diálogos simples, além de se comunicar em situações cotidianas.
Redes Sociais