Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diálogos Internacionais traz experiência de docente em Portugal 
Início do conteúdo da página

Diálogos Internacionais traz experiência de docente em Portugal 

Segunda temporada do programa vai ao ar no dia 19 de março às 18h 

  • Publicado: Terça, 10 de Março de 2026, 14h35
  • Última atualização em Terça, 10 de Março de 2026, 14h38
  • Acessos: 177

A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP traz, no primeiro episódio da segunda temporada do programa Diálogos Internacionais, a experiência de internacionalização da professora Gabriela Alias Rios, do Campus São Roque, durante sua participação no Programa de Professor Visitante no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A live vai ao ar no dia 19 de março, às 18h. 

 

Durante o encontro, a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia compartilha os desdobramentos de sua atuação no IPB e o impacto das atividades desenvolvidas com estudantes internacionais. Participam da conversa os alunos Bruna Damasceno Dias, Dionildo Pereira, Frederico Ramos, Mamadu Djau, Nëlida Garcia e Soraia Macedo, que também contribuíram para as ações realizadas no período. 

Entre os resultados apresentados estão iniciativas educativas desenvolvidas pelos estudantes, como a produção de um recurso educacional criado por alunos da Guiné-Bissau para conscientização sobre o abandono escolar. O material foi encaminhado a rádios comunitárias locais, ampliando o alcance da proposta junto à comunidade. Outro destaque é a elaboração de livrinhos digitais voltados ao trabalho pedagógico com estudantes com dislexia. 

As experiências apresentadas evidenciam a aplicação de abordagens pedagógicas como o construcionismo e a espiral da aprendizagem, demonstrando o potencial da internacionalização para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. 

A live também estará disponível no canal da Arinter no YouTube.

registrado em:
Fim do conteúdo da página