Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > WTI > Últimas notícias > IFSP participa de capacitação avançada sobre usinas fotovoltaicas de grande porte
Início do conteúdo da página

Ministro inaugura nova sede do Câmpus Salto

Câmpus ampliará oferta de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação

  • Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 13h10
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h11
  • Acessos: 22287

O reitor Silmário Batista dos Santos inaugurou, no último sábado (18), a nova sede do Câmpus Salto ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Tomás Dias Sant’Ana, do prefeito municipal, Laerte Sonsin Junior, e do diretor-geral do Câmpus Salto, Edilson Aparecido Bueno.    

A nova edificação está em um terreno de 30.000 m², com 5.000 m² de área de preservação. Estão sendo construídos 4.100 m², distribuídos em quatro blocos totalmente acessíveis: um bloco de salas de aulas, um bloco operacional, um bloco de laboratórios e um bloco administrativo, totalizando 14 salas de aulas e 15 salas de laboratórios.  

Edilson Bueno destacou que os 25.000 m² de área disponível possibilitam a expansão que o Câmpus Salto necessita. “Hoje, o câmpus atende 1.300 alunos regulares e com a nova sede abre-se a perspectiva de abertura de novos cursos, buscando um aumento na oferta do número de vagas”, revela. Além dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação já oferecidos hoje, está prevista a abertura de outros cursos de especialização, um curso técnico integrado ao ensino médio, um curso técnico concomitante e subsequente ao ensino médio e um curso superior.  

Os recursos para a construção da nova sede do Câmpus Salto do IFSP foram disponibilizados pela SETEC/MEC e contou com um aporte de emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões do deputado federal Guilherme Mussi. As atividades nas novas instalações devem ser iniciadas em janeiro.   


Da esquerda para a direita: o diretor-geral do Câmpus Salto, Edilson Aparecido Bueno; o reitor Silmário Batista; o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Junior, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Tomás Dias Sant’Ana

 

Silmário Batista ratificou a satisfação da abertura da nova sede do câmpus: “Ficamos muito felizes em poder entregar para a sociedade mais um equipamento público que disponibilizará, em breve, mais oportunidades de ensino formal para a região de Salto", destacou ao apontar a abertura de novos cursos e a grande procura pelos cursos do câmpus por parte da população, como pode ser observado nos processos seletivos, que chegam a ter 20 candidatos por vaga. “Nosso objetivo é que mais jovens e adultos possam mudar suas vidas por meio da educação pública e de excelência oferecida pelo Instituto Federal”.   

Laerte Junior exaltou a importância no IFSP na cidade de Salto. “A educação transforma a vida das pessoas e nós precisamos aproveitar porque trata-se de um instituto de qualidade e nós precisamos de profissionais qualificados. Então essa parceria vai continuar por muitos e muitos anos".   

Ministério da Educação  

Durante a inauguração da nova sede do Câmpus Salto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a abertura de três novos câmpus do Instituto Federal de São Paulo nas cidades de Rio Claro, Presidente Prudente e Miracatu. “Vamos oferecer educação profissional federal de altíssima qualidade nessas três cidades”, apontou.   

O ministro ainda afirmou ter solicitado uma verba discricionária a ser destinada ao IFSP, para além das despesas obrigatórias, como: custeio, pagamento e compromissos fixos e obrigatórios. “Assim tenho condição de investir em projetos, em laboratórios, em novos prédios e tudo mais”.   

O secretário Tomás Dias Sant’Ana falou sobre a satisfação de acompanhar a entrega do novo câmpus do IFSP em Salto: "essa estrutura e conjunto de equipamentos de fato mudam a região em termos de educação profissional e tecnológica. Ainda temos muito a fazer e a Setec estará sempre com o Instituto Federal para avançar nas demandas, em especial na educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo”, pontuou.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página