Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > WTI > IFSP > Edital nº 172/2021 - Pesquisa: Incentivo a pesquisadores com captação de projetos junto às agências ou órgãos oficiais de fomento
Início do conteúdo da página

Inova lança Programa de Aceleração de Laboratórios do IFSP

Programa visa dar mais dinamismo para a formalização de parcerias, aumentando a captação de recursos para PD&I e prestação de serviços

  • Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 18h46
  • Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 14h43
  • Acessos: 21927

A Agência de Inovação (Inova) lançou nesta quarta-feira (11) o Programa de Aceleração de Laboratórios do IFSP, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP). Entre as atividades previstas no programa, estão palestras com parceiros que são referência neste tipo de prática na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), capacitação e mentoria para auxiliar na estruturação de documentos norteadores, além de um evento para prospecção dos serviços prestados.

Conforme explica a coordenadora do programa pela Inova, Paula Martins, “cada laboratório tem seu histórico de ações, que será considerado para a construção de um plano de trabalho direcionado para a estruturação das atividades conforme a legislação atual, e em uma evolução que seja adequada a iniciar a prestação de serviço com atividades já realizadas nas unidades”.

Ao final do piloto, aponta Paula, espera-se trazer mais dinamismo para os fluxos de formalização de parcerias, com aumento da captação de recursos para desenvolvimento das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e prestação de serviços, e, consequentemente, da autonomia dos laboratórios. Além disso, o programa pretende estreitar o relacionamento do IFSP com os diversos entes do setor produtivo e da sociedade, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços com expressivo impacto para desenvolvimento socioeconômico.

O diretor de Pesquisa da PRP, Thiago Donadon, aponta que “é incrível ver o potencial desses pesquisadores e a capacidade que o programa tem em fomentar e estruturar a atuação em rede em prol de atender as demandas de PD&I da sociedade”.

O lançamento ocorreu no Câmpus Capivari e contou com a participação de pesquisadores representantes de cinco câmpus do Instituto — Avaré, Capivari, São Roque, Sertãozinho e Suzano —, que têm histórico de relacionamento com o setor produtivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página