Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias Servidores > IFSP ganha Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Início do conteúdo da página

IFSP ganha Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 10h23 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h06 | Acessos: 7103

Comissão multidisciplinar em saúde inicia trabalhos em janeiro de 2021 


O IFSP instituiu, na última segunda-feira (21), a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVIDA-IFSP), por meio da Portaria nº 4.389/2020. A política prevê a destinação de um percentual da carga horária semanal (de até 5%)  para que os servidores possam participar de ações. 

O documento tem como objetivo nortear a prática de promoção à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho para os servidores e colaboradores; promover o bem-estar dentro da Instituição e incentivar o autodesenvolvimento fora do ambiente de trabalho, considerando os diversos aspectos que compõem a integralidade do ser humano, e contribuir para a efetividade da função social da Instituição. 

A política é fruto de um trabalho em conjunto entre a Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida de Pessoal (CASP-DGP) e a Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoal (CFOR-DGP), ambas vinculadas à Diretoria Adjunta de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD).

Para Ana Regina Vasconcellos Moussessian, assistente social e coordenadora da CASP, a construção da política é um grande avanço dentro da Instituição, que vem buscando o melhor atendimento aos servidores: “este foi o primeiro passo de um caminho a trilhar”.

A partir dessa política, explica a coordenadora da CFOR, Priscila Cabreira de Freitas, será possível desenvolver programas, projetos e ações de promoção da saúde e da qualidade de vida aos servidores de forma estruturada, com objetivos mais bem definidos e pautados pelas necessidades observadas no cotidiano. “O intuito é que as ações sejam voltadas para áreas diversificadas, contribuindo para o bem-estar biopsicossocial e o desenvolvimento, não somente para o campo profissional, mas para a vida do servidor de forma ampla.”

Para desenvolver o Programa de Qualidade de Vida na Reitoria, que será utilizado como modelo para os câmpus, foi constituída, através da Portaria nº 4.049, de 23 de novembro de 2020, uma comissão envolvendo servidores com formação multidisciplinar na saúde, cujos trabalhos serão iniciados em janeiro de 2021 e acompanhados pela Diretoria de Gestão de Pessoas da PRD.

O Programa representa o conjunto de ações e projetos voltados à implementação de benefícios que aperfeiçoem gradualmente a qualidade do ambiente organizacional e que contribuam para o desenvolvimento integral dos servidores e colaboradores. Os projetos serão elaborados no âmbito da reitoria e dos câmpus, a partir do programa vigente, dos editais e das orientações a serem oferecidas aos servidores. 

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz, lembra que ao assumir a pasta, em julho deste ano, se dedicou prioritariamente à reflexão e à execução de projetos de qualidade de vida para os servidores, levando em consideração o cenário de pandemia provocado pela Covid-19. Bruno destaca que a meta é ampliar os editais para todos os câmpus até 2022. “Sabemos que é um primeiro passo, mas com certeza iremos colher os resultados deste projeto no dia a dia do trabalho e na vida de todos os servidores que participarem, bem como promover de forma intrínseca a melhoria na qualidade dos atendimentos que prestamos a toda a comunidade."

Conheça os documentos na íntegra abaixo:

Portaria n.º 4.389/2020 - Dispõe a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSP

Portaria n.º 4.049/2020 - Constitui Comissão responsável por instituir o Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida na Reitoria do IFSP

Fim do conteúdo da página