Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Guarulhos recebe visita do ministro Alexandre Padilha
Início do conteúdo da página

Câmpus Guarulhos recebe visita do ministro Alexandre Padilha

Durante a visita, o ministro recebeu as demandas de estudantes  

  • Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 14h34
  • Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 18h49
  • Acessos: 156

O Câmpus Guarulhos recebeu no último sábado (15) a visita do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O objetivo da visita foi ouvir as demandas dos gestores da instituição e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que fica na região.

Durante a visita, o ministro conheceu projetos de pesquisa, ensino e extensão do câmpus e conversou com os gestores e estudantes. Entre as solicitações, estão a implementação de uma creche para estudantes que tenham filhos e a implementação de uma moradia escolar para alocar alunos de outras regiões.

O diretor-geral do Câmpus Guarulhos, Ricardo Agostinho, conta que, durante a gestão presidencial anterior, houve uma queda de cerca de 40% dos recursos da instituição, o que prejudicou a oferta de almoço durante as aulas ou atividades extracurriculares. “A visita do ministro foi importante para apresentarmos os trabalhos desenvolvidos pelo câmpus e encaminharmos as necessidades da comunidade ao presidente”, explica Agostinho, que espera expandir a oferta de vagas para atender a toda a comunidade.

Representantes do grêmio escolar do IFSP também manifestam a necessidade de uma alimentação escolar segura e de um auxílio de transporte adequado, já que muitos alunos gastam mais do que o valor disponibilizado pelo programa.

“Foi um encontro para discutir as reivindicações educacionais do município, incluindo a criação de um novo câmpus para Guarulhos e melhorias no câmpus atual, como uma alimentação de qualidade e aumento dos auxílios”, relata a estudante Ana Luiza Ramos Fernandes de Jesus.

Padilha anunciou que o governo federal desenvolve um programa de permanência estudantil, que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo é atender às demandas dos alunos e garantir a igualdade de oportunidades na educação. 

A necessidade de mais professores e técnicos administrativos também foi discutida com a comunidade durante a visita do ministro, que também foi acompanhada pelo deputado federal Alencar Santana, o diretor-geral do Câmpus Suzano, Eugenio Zampini, o diretor-geral do câmpus Itaquaquecetuba, Aumir Antunes Graciano, o vereador Edmilson Souza, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki Reitoria, e a vice-diretora acadêmica do Câmpus Guarulhos da Unifesp, Sandra Campos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página