Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor assina ordem de serviço para reforma do Campus Carapicuíba 
Início do conteúdo da página

Reitor assina ordem de serviço para reforma do Campus Carapicuíba 

Investimento para adequação do prédio é de 15 milhões; aulas começam em 2026 

  • Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2025, 14h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2025, 13h36
  • Acessos: 241

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, e o prefeito de Carapicuíba, José Roberto da Silva, assinaram na manhã desta quarta-feira (03) a ordem de serviço para início da reforma e adequação da sede do futuro Campus Carapicuíba do IFSP.  

Silmário informou que serão investidos R$ 15 milhões para a reforma e a adequação do prédio doado pela Prefeitura e destacou o empenho da Setec, do MEC e da Casa Civil para a liberação do recurso.  

O prédio doado ao IFSP, afirmou José Roberto, está localizado ao lado da Aldeia Jesuítica, fundada em 1580, tombada pelo Patrimônio Histórico e de grande importância histórica e ancestral para o município. “A educação sempre será prioridade para nós, então estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, pontuou.  

Vitor Marçulli, diretor-geral do Campus Carapicuíba, lembrou que o IFSP já está presente no município, apesar de as reformas se iniciarem nos próximos dias: “o campus já existe, inclusive com o início de cursos de Formação Inicial Continuada. A reforma é um novo capítulo”.  

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, Gilmara Gonçalves, destacou a dedicação e o entusiasmo do diretor Vitor e do diretor-adjunto Wanderley Franca na condução da implementação do campus do IFSP em Carapicuíba e apontou a importância do movimento. “O IFSP vai continuar na cidade mesmo quando nós não estivermos mais.”

Cursos 

No dia 7 de agosto, a população de Carapicuíba conheceu os eixos tecnológicos e cursos que serão oferecidos pelo IFSP na cidade. O anúncio foi feito durante a terceira audiência pública na cidade.  

Foram definidos os eixos Infraestrutura e Ambiente e Saúde. Os primeiros cursos a serem oferecidos são da área de Construção Civil: técnicos integrados em Edificações e em Saneamento, além de técnicos concomitantes/subsequentes em Design de Interiores e Paisagismo.  

No eixo de Ambiente e Saúde, inédito na instituição, foram apontados os cursos de Enfermagem e Farmácia. O diálogo sobre essas ofertas será retomado em novas audiências.  

Ainda neste segundo semestre de 2025 começam a ser ofertados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O primeiro é voltado à formação de professores da Educação Infantil, com ênfase em Educação Especial. Também serão iniciados o curso de Noções Básicas de Cuidados com Idosos e outras ações por meio do projeto "Capacita em Rede" — uma iniciativa conjunta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e dos Institutos Federais.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página