Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1º JIF Estadual IFSP 2019 será realizado em setembro

1º JIF Estadual IFSP 2019 será realizado em setembro

Edição estadual dos Jogos dos Institutos Federais será sediada pelo Câmpus Avaré nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Etapa servirá de classificatória para os JIF's Nacionais.

• Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h17

O Instituto Federal de São Paulo promoverá, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o 1º JIF Estadual IFSP 2019. Os jogos serão realizados no Câmpus Avaré e reunirão 380 alunos de 20 Câmpus do Instituto. Serão disputadas três modalidades: Futsal, Tênis de Mesa e Xadrez. A etapa estadual selecionará os alunos para a fase nacional, que acontecerá no Espírito Santo.

A primeira edição do JIF Estadual do IFSP, que anteriormente estava prevista para acontecer nos câmpus São Paulo e Barretos, nos meses de junho e julho, teve que ser suspensa devido ao contingenciamento anunciado pelo governo federal. No entanto, por meio de parceria firmada com a prefeitura de Avaré, que irá disponibilizar dois ginásios poliesportivos e equipes de saúde que estarão de plantão nos ginásios, e também com a redução no número de modalidades disputadas, os custos com os jogos foram reduzidos em cerca de 70%, o que tornou viável a realização do 1º JIF Estadual do IFSP.

Da esquerda para a direita: o reitor Eduardo Modena, a professora Vanessa Andrade, o assessor José Roberto da Silva, os pró-reitores Reginaldo Vitor Pereira (Ensino) e Silmário Batista dos Santos (Administração), e a professora Solange Aparecida Alves.

O reitor Eduardo Antonio Modena enalteceu o poder do esporte no ganho de qualidade de vida a longo prazo por parte dos seus praticantes e a importância de oferecer, dentro da escola, outras ferramentas que contribuem para a formação plena dos estudantes. “A escola é um dos poucos lugares onde podemos deixar algo bom para a sociedade, principalmente fazer a diferença para pessoas com menos recursos. Por isso, trabalhamos para oferecer esportes, línguas, internacionalização, a oportunidade de participar de eventos em outras instituições brasileiras”, avalia.

Modena destacou que os investimentos feitos no esporte durante sua gestão têm ainda o objetivo de resgatar a prática esportiva que faz parte da Instituição. “Eu mesmo cheguei a jogar Rugby e Futebol de Campo e treinar 50 metros rasos em 1977,1978, enquanto aluno da Escola Técnica Federal”, lembra.

A professora Solange Aparecida Alves lembrou que, durante a gestão Modena, foram entregues 7 ginásios e 19 quadras (parte delas sendo concluída em 2019). Com a chegada dos educadores físicos em todos os câmpus do IFSP e a implantação e/ou aprimoramento dos servidores e da estrutura, os servidores passaram a ter condições de oferecer atividades de Educação Física e Desporto, analisa a docente. “Isso tudo gerou a demanda pelos jogos estaduais”, aponta.

Alunos do IFSP durante Jogos dos Institutos Federais em 2016

Competições

No total, participarão das disputas 380 alunos dos Câmpus Avaré, Birigui, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Tupã e Votuporanga. Os câmpus foram convidados a participar dos jogos por meio de consulta pública.

A etapa nacional do JIF será realizada entre os dias 06 e 13 de outubro em Guarapari, no Espírito Santo. Os atletas competirão em 11 modalidades. Por se tratar de uma edição comemorativa aos 10 anos de criação dos Institutos Federais, cada IF poderá levar um limite de 45 alunos competidores.

Solange Aparecida Alves acredita que os jogos paulistas serão um grande legado deixado pela Instituição e que as próximas edições do JIF IFSP terão uma adesão ainda maior por parte dos alunos e dos câmpus.

Servidora da Instituição há 21 anos, Solange sempre lutou pelo reconhecimento do esporte no IFSP, levando alunos dos diferentes câmpus para competições regionais e nacionais. “Lutamos muito junto a alguns câmpus e tivemos o apoio de servidores de outras áreas, não apenas de Educação Física, para que pudéssemos participar das edições passadas dos jogos, como os Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIFET), os próprios JIFs e festivais menores de modalidades classificatórias para etapas regionais”, relata.

Ao relembrar o caminho percorrido, a docente se diz muito satisfeita com a realização do 1º JIF Estadual junto à Comissão de Organização dos Jogos Estaduais do IFSP, por meio da Portaria nº 1.103 /2019. “Junto aos professores de Educação Física de todos os câmpus conquistamos a criação da comissão e dos jogos”, finaliza.