Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oportunidade de trabalho com instituto da Colômbia para docentes

Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 11h08 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 10h23

Professores interessados do IFSP devem apresentar disponibilidade até dia 15 de maio

 A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFSP divulga aos docentes a oportunidade de desenvolvimento de trabalho em conjunto com o Tecnológico de Antioquia (TdeA) na Colombia, no modelo COIL (Collaborative Online International Learning). As inscrições devem ser realizadas até 15 de maio.

A estratégia de internacionalização de longo prazo proposta pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) tem por objetivo parear professores das instituições da Rede Federal com professores do TdeA para que possam trabalhar no planejamento de disciplinas, preferencialmente da grade regular, (desde os objetivos de aprendizagem até métodos de avaliação) de modo a estimular o desenvolvimento de competências globais nos estudantes de ambos os países. 

“Simplificando, o modelo COIL consiste no desenvolvimento de disciplinas regulares em comum ministradas online por professores do IFSP e da Colombia, que tem validade nos dois países para os cursos de graduação e pós-graduação”, explica a assessora de Relações Internacionais, Cynthia Regina Fischer. “Essas disciplinas também podem ser ofertadas como extensão universitária ou ainda validar como créditos complementares se assim concordarem”, acrescenta. 

Inscrição:

Nesse primeiro momento, basta que as instituições brasileiras apresentem propostas de temas em que identifiquem professores dispostos a participar dessa iniciativa.

As atividades poderão ser feitas em ambos os idiomas (com a sugestão de que materiais escritos sejam traduzidos) e por meio da plataforma EaD que for mais conveniente. No entanto, não se trata de oferta totalmente virtual, ou seja, as propostas devem contemplar atividades a serem realizadas pelos estudantes presencialmente (em suas próprias instituições). As turmas poderão ser de aproximadamente 35 alunos entre brasileiros e colombianos.

O professor interessado, após conversar com o seu coordenador de curso e a direção,  deve fazer a proposta diretamente, preenchendo o formulário online disponível no link https://bit.ly/2VTpP7X até o dia 15 de maio. 

Os inscritos devem enviar uma cópia para o e-mail para que o processo seja acompanhado pela Arinter.

Fim do conteúdo da página