Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP divulga Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida 

Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 11h04 | Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 12h29 | Acessos: 4951

Programa irá fomentar ações e projetos de promoção à saúde, segurança e qualidade de vida 


O IFSP aprovou, no último dia 19 de julho, o Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho por meio da Portaria n.º 15/2021.  O programa tem como objetivo fomentar, no âmbito do IFSP, ações e projetos que promovam a saúde, a segurança e a qualidade de vida, viabilizando um ambiente organizacional favorável e valorizando o bem-estar e o desenvolvimento de servidores e colaboradores. 

A comissão responsável por desenvolver o Programa foi instituída após a publicação da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVIDA-IFSP). O grupo envolveu servidores com formação multidisciplinar na área da saúde: Ana Regina Vasconcellos Mousessian e Marco Antonio Polizio (Reitoria); Adriano Costa Prado (Câmpus Campos do Jordão); Danielle Lima Menezes Ananias e Rogerio Albino (Reitoria); Marina Kanthack Paccini Razzé (Câmpus São Paulo); Mirely Ferreira dos Santos (Reitoria) e Priscila Cabreira de Freitas (Reitoria).

Para a elaboração do documento, além da PSQVIDA-IFSP, foram consideradas a legislação vigente, as experiências internas, as pesquisas realizadas sobre o tema dentro e fora do IFSP e uma visão contemporânea sobre Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 

Entre os assuntos abordados no documento, estão: saúde integral (física, mental e social), proteção e segurança, bem-estar, estilo de vida, satisfação, bons hábitos na vida pessoal e profissional, desenvolvimento pessoal e capacitação para o melhor desempenho laboral. 

De acordo com a presidente da Comissão, Priscila Cabreira de Freitas, o Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho no IFSP irá auxiliar para o alcance de metas institucionais importantes, como: o bem-estar dos servidores e colaboradores, o aumento da satisfação dos usuários externos e a eficiência e eficácia dos serviços prestados pela Instituição.  

O psicólogo Adriano Costa Prado, membro da Comissão, destacou a importância de uma regulamentação interna sobre Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. “Sabemos que muitos servidores, nos vários câmpus do IFSP, já realizam ações para a promoção da saúde e da qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Espera-se que o Programa possa sistematizar essas ações, por meio de normas institucionais, além de fomentar a criação de novos projetos.” 

O Programa prevê o lançamento de editais para o desenvolvimento dos projetos (sistêmicos ou locais) com ações focadas em eixos temáticos, podendo haver a destinação de recursos financeiros, quando houver disponibilidade orçamentária.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (PRD), Bruno Nogueira Luz, a iniciativa do IFSP em aprimorar e incentivar a Promoção de Saúde e Qualidade de Vida considerou a importância da saúde e bem-estar de seus servidores e colaboradores dentro e fora do trabalho. A partir deste documento, o assunto será abordado de forma mais organizada e estruturada, visando ao acompanhamento mais próximo das necessidades verificadas pelos câmpus (e suas propostas para saná-las), bem como orientar a Reitoria para ações sistêmicas.  

A PRD já promove projetos e ações contínuas: parcerias com administradoras de planos de saúde; parceria com o Sesc (as inscrições serão retomadas após a pandemia); atividades contínuas de prevenção e promoção à saúde estabelecidas na Campanha de Cores e o Projeto Amplifica 

Saiba mais sobre a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSP aqui.

Fim do conteúdo da página