Você está aqui: Página inicial

Estudante de curso técnico do IFSP cria impressora 3D a partir de sucata

Atualmente o aluno utiliza a impressora para produzir e doar suportes para protetores faciais

• Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 15h28
  • Última atualização em Terça, 05 de Mai de 2020, 10h53

Arthur Ribeiro é aluno do 4º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Araraquara. Ele montou a sua própria impressora 3D a partir de materiais recicláveis, utilizando motor e guias lineares de máquinas de escrever antigas. Foram utilizadas peças adquiridas de um "ferro velho", peças de máquinas de escrever e de uma impressora doada pelo professor Sérgio Rangel.

Segundo o estudante, a ideia de montar sua própria impressora surgiu em um vídeo no qual mostrava o futuro da impressão 3D. Inspirado pelas imagens do vídeo, Arthur desenvolveu todo o projeto sozinho; para isso, recorreu a artigos e vídeos e pôs em prática os conhecimentos, adquiridos no curso técnico de Mecânica, de desenho, cálculo de polias, Arduíno e CNC, sistemas que permitem o controle de máquinas.

Sensibilizado com a situação provocada pela pandemia de coronavírus, Arthur decidiu contribuir produzindo suportes para protetores faciais. Como não tinha os insumos necessários para a fabricação, o aluno contou com o apoio do professor Marco Silva, que fez a interlocução com a Prefeitura de Araraquara. A prefeitura forneceu o material e recebeu a primeira produção de suportes para protetores faciais.

O estudante já possui vários pedidos, e pensa em disponibilizar o projeto para que outras pessoas possam construir seus equipamentos de impressão 3D.