Curso de Pós-graduação em Humanidades promove ciclo de debates

Debates são transmitidos pelo Youtube todas as quintas, às 19h

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 16h17
  • Última atualização em Quinta, 21 de Mai de 2020, 11h04

Os professores do curso de Especialização em Humanidades, do Câmpus São João da Boa Vista, promovem, desde o dia 23 de abril, um ciclo de debates sobre temáticas da conjuntura atual, buscando aprimorar conhecimentos no contexto da Pandemia da Covid-19. São debatidos temas variados, como a pesquisa científica, políticas públicas, artes, literatura, educação, ciência, espaço-tempo, entre outros. Os debates seguem até o dia 04 de junho e acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h.

As atividades são realizadas pelo sistema de Webconferências do RNP e transmitidas simultaneamente pelo Youtube, no canal Pós em Humanidades IFSP-SBV. A programação é divulgada semanalmente na página do curso no Facebook: fb.me/posemhumanidades.

Já foram discutidos temas como: a pesquisa científica pela internet; Arte e literatura em tempos de crise; Educação em tempos de quarentena: limites e possibilidades. O debate da próxima quinta-feira (14) abordará a temática Estado, Movimentos sociais e Políticas públicas na quarentena.

Nas próximas semanas serão discutidos os temas: Pandemias e as visões da ciência (21/05); Perspectivas históricas e geográficas sobre o pandemia (28/05);  e no dia 04 de junho o ciclo será encerrado com o debate Humanidades em tempo de autoritarismo: como proteger os mais frágeis nesta crise?

De acordo com o professor Lucas Fuini, a ideia dos debates surgiu como forma de manter o vínculo e as atividades entre alunos e professores, diante do contexto de isolamento. Segundo ele, a ação tem sido bem aceita e alguns dos vídeos tiveram picos de 270 visualizações, o que mostra que essa atividade de formação atingiu não só os alunos do curso, mas a comunidade em geral.